Presidente da Câmara comparece às comemorações da Data Magna

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB), participou da solenidade de comemoração da Data Magna de Pernambuco, realizada na frente da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira. A comemoração existe há cinco anos por força de lei de autoria da deputada Terezinha Nunes e tem como objetivo “evocar e homenagear os heróis da Revolução Pernambucana de 1817, proporcionar aos pernambucanos um maior conhecimento da sua história e reafirmar o amor pelo Estado”.

“É muito importante sublinhar o caráter libertário do povo pernambucano. A Data Magna do Estado, comemorada no dia 6 de março, o mesmo dia do aniversário da Revolução Pernambucana de 1817, é motivo de orgulho para nossa gente. Por essa razão, fiz questão de prestigiar o evento, pois é um marco da História do Brasil”, disse o vereador Vicente André Gomes. A solenidade contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Uchoa; vários deputados; integrantes da maçonaria e estudantes de escolas da rede pública estadual.

As bandeiras do Brasil, de Pernambuco e do Recife foram hasteadas; as autoridades fizeram discursos; um ramalhete de flores foi colocado junto ao mastro da bandeira pernambucana e a banda da Polícia Militar executoun o Hino de Pernambuco. A deputada Terezinha Nunes, que é autora do projeto de lei, explicou que  a Data Magna de Pernambuco foi instituída pela Lei 13.386, de 24 de dezembro de 2007. A Revolução Pernambucana de 1817 marcou a luta contra a opressão da Corte Portuguesa.

O movimento histórico reuniu representantes dos mais varidaos segmentos da soceidade. Ela foi liderada por Domingos Martins, com apoio de Antônio Carlos de Andrada e Silva e de Frei Caneca. Eles instalaram em Pernambuco um governo provisório, que tinha como proposta a proclamação da República.

“Segundo o historiador Oliveira Lima, essa foi a verdadeira revolução brasileira. Todos os historiadores também reconhecem isso.  Ela é mais importante do que a Inconfidência Mineira, cujo objetivo era apenas acabar com impostos. A revolução queria derrubar o Império, garantir a liberadade de imprensa e os direitos humanos”, disse a deputada. O presidente da Assembleia, Guilherem Uchoa, em seu discurso, disse que “se não fosse a bravura do povo pernambucano, o Brasil não teria mantido a integridade territorial”.

Em 06.03.2013, às 12h35