Presidente da Câmara recebe medalha do Bicentenário da Revolução de 1817

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), recebeu em nome da Casa de José Mariano a medalha em homenagem ao Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817. A solenidade foi presidida pelo governador Paulo Câmara, na manhã desta segunda-feira, 06, no Palácio do Campo das Princesas. Trata-se da primeira de uma série de atividades em celebração ao ideal iluminista e à contribuição dos pernambucanos e nordestinos ao processo de separação da Coroa Portuguesa.

O governador ressaltou a importância da celebração. "São símbolos e cenários que nos estimulam a estar aqui, em data tão marcante. E certamente nos fazem refletir sobre os legados da Revolução Republicana de 1817 que permanecem vivos até hoje. Afirmam-se no espírito autônomo e insubordinado dos pernambucanos, na luta de gerações contra o arbítrio e na defesa do Brasil como nação independente".

Após o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Pernambuco e da Insígnia do Governador, seguido do desfile cívico-militar da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Grupo da Maçonaria, Paulo Câmara depositou uma coroa de flores no Monumento aos Herois da Revolução Pernambucana de 1817. Em outro momento, a cerimônia foi marcada pela entrega de medalhas em homenagem aos ex-governadores de Pernambuco.

Além do presidente da Câmara do Recife e do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchôa, também foram agraciados com a comenda os ex-governadores do Estado João Lyra Neto, Jarbas Vasconcelos, Joaquim Francisco, Gustavo Krause, José Ramos (representado por Gustavo Paes de Andrade), Roberto Magalhães, entre outras personalidades, a exemplo de Margarida Cantarelli, presidente da Academia Pernambucana de Letras; George Cabral, presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano.

Membro da Comissão Organizadora do Bicentenário da Revolução de 1817, José Luis da Mota Menezes falou em nome do grupo e agradeceu pela missão de fortalecer a memória de um dos movimentos mais importantes da história do País.

Com informações do site do Governo do Estado de Pernambuco.

Em 06.03.2017, às 15h