Presidente da Câmara recebe o cônsul geral do Japão no Recife

Três meses depois de o escritório do Japão no Recife ter reconquistado o status de consulado geral, o cônsul Jiro Maruhashi realizou uma visita de cortesia ao presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), na manhã desta quarta-feira, 2. “Este é um ano importante para a comunidade japonesa, pois completa 110 da imigração para o Brasil”, disse o representante diplomático. Ele acrescentou que também está indo ao encontro de diversas autoridades em Pernambuco para reafirmar as ligações com o Estado, uma vez que o consulado ganhou nova abrangência em janeiro.

O presidente da Câmara do Recife, Eduardo Marques, comentou que é importante o intercâmbio do Poder Legislativo municipal com os diversos consulados. “Fortalecemos nossos laços de amizade e também buscamos formas de trazer novos projetos que beneficiem o povo recifense”, afirmou. Ele dissegarantiu que pretende realizar, no futuro, uma reunião solene para homenagear o povo japonês para comemorar os 110 anos da imigração. “Também pretendo fazer uma visita de cortesia, ao cônsul, para retribuir a gentileza”, afirmou.

Durante a visita, Jiro Maruhashi explicou que desde os anos 1960 o Recife sediava o consulado do Japão no Nordeste, mas que em 2010 a representação passou a ser um escritório do governo japonês. Retomou o espaço diplomático no início deste ano, com abrangência que vai do Ceará à Bahia. Ele também lembrou que a comunidade japonesa vem contribuindo para o desenvolvimento econômico de Pernambuco através de três empresas atualmente em funcionamento em Petrolina, Glória do Goitá e Igarassu. Pernambuco abriga cerca de 30 mil descendentes de japoneses e a comunidade existe há 60 anos. No País, são 2 milhões pertencentes às três gerações.

O Cônsul Geral esteve acompanhado do cônsul geral adjunto, Tadao Furukawa. Eles foram recebidos na Sala da Presidência, conheceram o plenário; estiveram no Salão Nobre, onde observaram a galeria dos ex-presidentes e também visitaram o plenarinho, espaço das audiências públicas e local simbólico da participação popular no Poder Legislativo municipal. Na troca de lembranças, Jiro Maruhashi entregou um porta-retrato e um saquê;  recebeu um livro que narra a história do abolicionista José Mariano, que nomeia a Câmara Municipal do Recife.

 

Em 02.05.2018, às 12h10.