Presidente da TAP Air Portugal agora é Cidadão do Recife e de Pernambuco

Numa cerimônia inédita, por ter sido de iniciativa conjunta da Câmara Municipal do Recife com a Assembleia Legislativa de Pernambuco, o presidente da companhia aérea TAP Air Portugal, Antonoaldo Grangeon Trancoso Neves, recebeu o Título de Cidadão do Recife e também o Honorífico de Cidadão de Pernambuco na noite de segunda-feira, 19. Assim como a iniciativa, o local da solenidade também foi caracterizado pelo incomum: ela ocorreu no Salão das Bandeiras do Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco. Para reforçar o tom formal do evento, estiveram presentes o governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife, Geraldo Julio.

O executivo da terceira companhia aérea mais importante da Europa recebeu o Título de Cidadão Recifense, composto por um diploma e uma medalha, das mãos do presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB) e do vereador Augusto Carreras (PSB), que foi o autor da proposta. “Antes de constituir uma simples homenagem protocolar, trata-se de um reconhecimento dos que fazem a Casa de José Mariano a este soteropolitano, com uma brilhante e destacada atuação em defesa dos interesses maiores do povo desta cidade e do Estado de Pernambuco”, disse Carreras.

O título foi aprovado pela unanimidade dos 39 vereadores. “É uma honra para a Câmara Municipal poder homenagear este jovem empresário que, ao longo de sua carreira tem contribuído para o desenvolvimento do Recife e do Estado”, afirmou Eduardo Marques. Antonoaldo Grangeon Trancoso Neves, 43 anos, que até o ano passado foi o presidente da Azul Linhas Aéreas, nasceu em Salvador e é formado em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Possui MBA pela Universidade da Virgínia (EUA) e mestrado em Finanças Corporativas pela PUC-Rio. Foi consultor e sócio global da McKinsey; membro do Conselho da Infraero e presidente da Azul Linhas Aéreas entre 2014 e 2017.

A solenidade de entrega do Título, que lotou o Salão das Bandeiras, contou com a presença de empresários e políticos. “Esta comenda é uma justa homenagem do povo e da Câmara Municipal do Recife a um empresário que, quando presidente da Azul Linhas Aéreas instalou o hub regional no Aeroporto Internacional dos Guararapes. Foi uma audácia ter feito o investimento numa época de crise. A iniciativa permitiu dobrar a quantidade de linhas aéreas, triplicar os destinos. Além disso, trouxe ganhos diretos e indiretos para nossa economia; a rede hoteleira teve ganhos. Hoje, o nosso é o maior aeroporto do Nordeste”, disse Carreras.

A ideia para que ambas as homenagens fossem consolidadas no Campo das Princesas partiu do secretário de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, Felipe Carreras. “Há dois anos, realizamos aqui o lançamento do hub regional da Azul. Isso permitiu que o Recife fosse conectado com as demais capitais. Hoje, Pernambuco lidera a movimentação de passageiros por via aérea em todo o Nordeste. Tínhamos quatro vôos internacionais por dia e hoje são 16. Devemos tudo isso a Antonoaldo Neves”, reconheceu. O Título Honorífico de Cidadão de Pernambuco partiu do deputado Aluísio Lessa. “A Alepe está homenageando quem apostou em Pernambuco num momento de grave crise econômica”, disse o parlamentar. O presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchôa, fez o discurso de saudação por parte dos deputados. “Antonoaldo Neves é um homem diferenciado. Através dele, a TAP acreditou no Estado e no Governo”, disse.

No discurso de agradecimentos, após receber os dois títulos, Antonoaldo Neves disse que estava “alegre e emocionado” porque, ao se tornar cidadão recifense e de Pernambuco, ao mesmo tempo, colocava-se “ao lado de um estado vibrante, de seres humanos maravilhosos, de uma história rica, de uma cultura que se destaca”. Ele lembrou que há dois anos, quando decidiu instalar o hub da Azul no Aeroporto dos Guararapes, o fez por “acreditar que o Recife e o Estado de Pernambuco estavam sendo geridos por pessoas confiáveis”. E ao final, reforçou:  “Eu trouxe o hub para cá devido a um grupo de gestores diferenciados”.

O governador Paulo Câmara disse que Antonoaldo Neves ajudou Pernambuco a resolver um problema histórico, que era a conectividade. “Se ela era um problema no passado, passou a ser um atrativo. Pernambuco hoje tem a maior movimentação do turismo no Nordeste. Desde que o hub foi instalado, tudo mudou. Só temos a agradecer por essa parceria em favor do desenvolvimento de Pernambuco e do Nordeste”, disse. O prefeito Geraldo Julio afirmou que, quando a Azul implantou o investimento no Recife, Antonoaldo Neves revelou-se um visionário. “Ele foi ousado e visionário, pois tomou a decisão num momento de grande crise econômica no País. Ele tornou nosso Estado conectivo e merece a justa homenagem. A nossa expectativa agora é com ele à frente da presidência da TAP”, disse.

Em 20.03.2018, às 11h38