Presidente do Imip recebe Medalha do Mérito José Mariano

Antônio Carlos dos Santos Figueira, presidente do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, Imip, recebeu na manhã desta sexta-feira, 03, no plenário da Câmara, a maior comenda do legislativo municipal, a Medalha do Mérito José Mariano. A homenagem foi uma iniciativa da vereadora Marília Arraes (PSB). ”A paixão pela medicina Figueira herdou do seu pai, professor Fernando Figueira. São histórias que se complementam. O professor Fernando Figueira é uma referência da medicina brasileira no século XX. Dedicou a vida à assistência aos excluídos e à formação humanística dos profissionais da saúde”, afirmou a vereadora.

A sessão solene foi presidida pelo vereador Romildo Gomes (DEM) e contou com a presença dos vereadores André Ferreira (PMDB), Inácio Neto (PT) e Gilberto Alves (PTN), do deputado estadual Geraldo Coelho, do presidente do Sindicato dos Médicos, Sílvio Rodrigues, do reitor da Unicap, Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira e do médico Antônio Figueira Filho, primo do homenageado.

                  

Em discurso de agradecimento, Antônio Carlos dos Santos Figueira defendeu a filosofia da medicina social como um caminho sustentável não só para o Imip, mas para toda a sociedade. “Trago comigo um legado que se transformou em missão de vida e aprendizado que tem me aprimorado na arte de viver... A minha militância neste instituto, e mais do que isso, a minha fé de que ele é a continuidade de uma filosofia científica da virtude humana, é isso que justifica esta homenagem que hoje recebo”, destacou o homenageado, que se emocionou ao agradecer a iniciativa de Marília Arraes e lembrar do período em que foi colaborador na área da saúde do governo de Miguel Arraes, avô da jovem parlamentar.

 

O Imip é o maior hospital filantrópico do Brasil com 100% de atendimento pelo SUS, pioneiro para a pediatria brasileira, referência na região nordeste e no universo acadêmico-científico. O instituto abrange dez prédios, entre os quais está o Hospital Pedro II. São 918 leitos, 32 enfermarias e 161 consultórios. No Imip, são realizados por ano cerca de  38 mil internamentos,  700 mil atendimentos ambulatoriais e 900 mil procedimentos de apoio diagnóstico e terapêutico. Marília Arraes enfatizou ainda que para dar continuidade a este projeto, “Figueira dedicou anos de estudo e de aprofundamento científico e social. À frente do instituto, consolidou os indicadores de atendimento, qualidade e referência médica. Criou a Escola Médica do IMIP, que propõe disseminar a política humanística de formação médico-hospitalar. Restaurou o Hospital Pedro II, participou de forma entusiasta da criação da Escola Pernambucana de Saúde, dentre inúmeras outras ações”.

 

Em 03.12.10, às 12h05.