Presidente do TRE recebe a mais alta outorga da Câmara Municipal do Recife

Por relevantes serviços prestados à comunidade recifense, o desembargador Roberto Ferreira Lins foi homenageado nesta quinta-feira, 17 de dezembro, com a Medalha de José Mariano, a maior comenda entregue pelo poder legislativo da capital pernambucana. O requerimento de número 17/2009 que solicita a entreda da medalha de José Mariano é de autoria do vereador Vicente André Gomes (PCdoB).

Nascido em Recife, Roberto Lins formou-se em direito em 1975. Antes de ingressar para a magistratura militou na advocacia e foi aprovado em concursos públicos, tais como procurador do Município do Recife e do Banco Central. Pelo critério de merecimento foi promovido em outubro de 1989 a juiz de Direito Substituto de 3º Entrância. Em maio de 1991, tornou-se juiz de Direito Titular na 2º Vara do Júri da Capital, onde atuou por mais de dez anos. Foi promovido a desembargador em outubro de 2004, também por merecimento, à unanimidade de votos. Hoje também é presidente da 1º Câmara Criminal.

Por isso tudo o autor do requerimento, o vereador Vicente André Gomes, explicou porque justifica-se, plenamente, a homenagem que procurou prestar ao desembargador. “Esse homem é um cidadão exemplar e tem orgulho tremendo de ser recifense. Envolvido com a cultura do lugar é ainda um dos fundadores do bloco carnavalesco “Casou Por Que?”. Tem ainda profunda intimidade com os escritores e poetas pernambucanos. Estudou no Ginásio pernambucano e é um homem simples que quando criança vendia mangas na calçada da casa após fazer seus deveres da escola”.

Em seu pronunciamento, o homenageado disse se sentir muito feliz por ver em todos os presentes pessoas de sua relação de amizade. Disse ainda, muito emocionado de como a família foi e é importante em toda a sua carreira. Como grande leitor que é, fez de seu pronunciamento um poema:

“Recife das antigas e lindas pontes,

 Que deitam sobre o Rio Capibaribe,

Que juntos encantam os poetas,

Pela sua originalidade e beleza.

 

Recife dos poetas Manuel Bandeira,

Gilberto Freyre e João Cabral de Melo Neto,

Ícones da literatura brasileira.

 

Recife que acolheu Ariano Suassuna,

Aquele dos grandes autos nordestinos..."

Presidiu a mesa diretora da sessão solene o vereador Múcio Magalhães (PT) que convidou para compor a mesa de homenagens o secretário de Desenvolvimento Social, Rodão Joaquim; o secretário de Assuntos Jurídicos, Ricardo Soriano; o sub-procurador Geral de Justiça, Itabira de Brito Filho; o presidente da Assembléia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchôa e o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Jones Figuerêdo.

Prestigiaram o evento Nildo Nery; Adalberto Ferreira Melo; João Coelho; Joesil Barros; Bartolomeu Bueno e os vereadores Augusto Carreras (PV); Estéfano Menudo (PHS); Marcos di Bria (PTC); Alexandre Lacerda (PTC) e Antonio Luiz Neto (PTB).

Em 17.12.2009, às 13h.