Presidente do TJ-PE recebe Medalha do Mérito José Mariano

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE), desembargador José Fernandes de Lemos, recebeu na Câmara Municipal do Recife, nesta sexta-feira, 26, a Medalha do Mérito José Mariano. O vereador Inácio Neto (PT) foi o autor do requerimento para conceder a mais alta comenda do Poder Legislativo municipal. “O desembargador é um homem com visão moderna, objetivo, justo, determinado e dedicado ao trabalho, sobretudo no tocante a oferecer à população uma excelente prestação jurisdicional. Estabeleceu entre as suas metas o resgate da credibilidade do tribunal e a luta pelo interesse público como bem jurídico maior a ser protegido”, afirmou o vereador.

A sessão solene foi presidida pelo primeiro-secretário da Câmara, vereador Augusto Carreras (PV). Os vereadores Romildo Gomes (DEM), Alfredo Mariano (PSDC), Carlos Gueiros (PTB), Aline Mariano (PSDB) e Roberto Teixeira (PP) também compareceram à solenidade. José Fernandes de Lemos agradeceu a homenagem e afirmou que a honraria aumentou o sentimento de repelir a falta de confiança nos agentes políticos.“Por lealdade à Medalha do Mérito José Mariano, que passo a ostentar, generosamente concedida por esta casa, assumo o compromisso, neste ambiente tão representativo do povo recifense, de redobrar a atenção para privilegiar a decência e a transparência na condução da coisa pública”.

Foram convidados para compor a mesa na solenidade o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Guilherme Uchoa; o secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura do Recife, Ricardo Soriano, representando o prefeito do Recife; o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Jovaldo Nunes, e o corregedor do Tribunal de Contas do Estado, Valdecir Pascoal.

José Fernandes de Lemos nasceu no Recife e se graduou em Direito em 1976, pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco. Ele exerceu a advocacia até 1981, quando foi nomeado juiz de Direito. Em 1985, tornou-se Juiz Substituto em exercício na 3ª Vara de Família. Em seguida, foi titular da 2ª Vara da Fazenda Municipal (1990).

Nos anos de 1992/1993 e 1994/1995 foi membro do Tribunal Regional Eleitoral e no biênio 1996/1997, componente do Conselho Fiscal da Associação dos Magistrados do Brasil – AMB. Posteriormente, assumiu a presidência da Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe), nos biênios 1994/95, 1996/97 e 2002/2003. Em 2000, integrou a composição do Tribunal de Justiça de Pernambuco no cargo de Desembargador.

Entre 2004 e 2005 foi 3° vice-presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB), e diretor da Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (Esmape). Em 19 de novembro de 2007, foi eleito corregedor-geral de Justiça, cargo que ocupou durante os anos de 2008 e 2009. Em 10 de fevereiro deste ano, foi empossado presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, depois de ser eleito por unanimidade.

Em 26.11.2010, às 11h50.