Presidente e primeiro-secretário da Câmara participam de seminário do TCE

O presidente da Câmara do Recife, o vereador Eduardo Marques (PSB), e o primeiro-secretário da Casa, o vereador Marco Aurélio (PRTB), participaram nesta terça-feira (24) do IV Seminário Tribunal de Contas de Pernambuco e Novos Gestores Municipais. O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aconteceu na sede da corte e contou com uma série de palestras sobre temas como processo orçamentário, limite de gastos no Legislativo e prestação de contas.

Em entrevista a jornalistas no auditório do TCE, Eduardo Marques fez elogios ao seminário. “Temos que parabenizar ao Tribunal de Contas por essa iniciativa de se aproximar das câmaras municipais de todo o Estado de Pernambuco com o objetivo de dar orientações e fazer com que os gestores municipais possam fazer gestões com mais competência e atenção ao que é público.”

O presidente também falou sobre as perspectivas para o início da próxima sessão legislativa ordinária, que se inicia em fevereiro. “Estou muito feliz e na expectativa de um ano de muito trabalho e realizações para o povo da cidade do Recife.”

Para Marco Aurélio, o seminário organizado pelo Tribunal vai dar direcionamentos às autoridades que lidam com a gestão pública. “Esse seminário serve como norte para nós, gestores, até porque a legislação muda todo dia para melhorar a máquina. É importante que a gente tenha essas informações. Acredito que nem todo mundo sairá daqui pronto. Isso é uma coisa que aprimoramos com o tempo. Mas a gente se sente confortável, inclusive, para procurar o próprio TCE depois. Vamos tirando as dúvidas e procurar fazer o melhor caminho.”

Já em sua quarta edição, o seminário do TCE foi realizado em duas etapas: uma voltada para os novos prefeitos, realizada no dia 10 de janeiro, e outra, promovida nesta terça-feira, para os presidentes das câmaras municipais pernambucanas. Cerca de 250 municípios participaram da segunda fase do seminário.

Para o presidente do TCE, Carlos Porto, a ação tem dado retorno: cientes de suas obrigações e dos detalhes legais, os gestores conseguem aprovar as contas públicas. “O Tribunal, além da sua atividade constitucional de fiscalização, sempre teve uma preocupação de orientar, objetivando com isso que tanto as prefeituras quanto as câmaras municipais sigam rigorosamente o que está previsto na lei. Esse seminário dá resultado nesse sentido. Temos notado que, a partir do momento em que o Tribunal orienta e dá diretrizes, tem melhorado a aprovação de contas das câmaras.”

Em 25.01.2017, às 10h00.