Vicente André Gomes divulga carta à população
O vereador também agradeceu o apoio recebido da família, sobretudo do pai, o ex-deputado Moacir André Gomes. “O meu pai que está com 89 anos, profundamente lúcido, acompanha os acontecimentos e, em nome dele, que sempre foi uma marca de respeito em nossa cidade e estado, sinto-me no dever de agradecer a todos”, disse.
O Presidente solicitou ao procurador geral da Câmara, Izael Nóbrega, que ele prestasse esclarecimentos jurídicos sobre as questões que tratam da pensão por invalidez e do mandato como vereador (ver matéria no site "Procurador presta esclarecimentos sobre pensão do presidente"). “Serão prestadas todas as informações jurídicas para a imprensa e quem se interessar do ponto de vista jurídico".
Vicente disse ainda que entregará a cada vereador uma cópia da carta aberta elaborada para esclarecer à população (ver abaixo). "Deixarei à disposição também, o meu último exame de cateterismo para elucidar dúvidas em relação à doença do coração."..
Íntegra da Carta:
Recife, 04 de junho de 2013
Ao povo do Recife
Diante das recentes notícias, sinto-me na obrigação de esclarecer alguns pontos que considero fundamentais para respaldar o meu compromisso e respeito para com a Cidade. Tenho um mandato conquistado democraticamente que se soma aos mais de 30 anos da minha vida pública:
Pensão por invalidez - A pensão por invalidez como deputado federal, foi concedida pelo Instituto de Previdência dos Congressistas (IPC), em 1999, por conta de um enfarte ocorrido no plenário da Câmara Federal.
É de direito – o Artigo 40 da Lei 7.087/82 do IPC garante que é “permitida a acumulação da pensão do IPC com pensão e provento concedidos por outras instituições”.
Sem salário - no ano de 2000 concorri à Prefeitura do Recife e registrei em cartório que, caso eleito, não receberia o salário do cargo. Quatro anos após, fui eleito vereador do Recife e cumpri o meu compromisso, mantendo-o até hoje, ou seja, exerço o mandato sem receber o salário.
Aposentadoria como médico da Prefeitura - durante 37 anos atuei como médico cardiologista da Prefeitura do Recife e, recentemente, solicitei do órgão a aposentadoria por tempo de serviço. A decisão foi para me dedicar exclusivamente ao cargo de presidente da Câmara Municipal do Recife que exige grande responsabilidade e muito trabalho.
Coração e invalidez – sou portador de uma grave cardiopatia que me impossibilita viajar de avião com freqüência, considerando o agravamento do problema por alterações que possam ocorrer por causa de despressurizações. Além disso, a baixa umidade em Brasília dificulta a capacidade respiratória e de oxigenação. Dessa forma, não posso exercer um mandato no Congresso Nacional.
Por tudo isso reafirmo que, como qualquer cidadão, tenho o direito de votar e ser votado. Estou consciente de respeitar as leis do meu país, exercendo o mandato de vereador e presidente da Câmara. Aproveito para reafirmar meus compromissos de sempre, por uma melhor qualidade de vida para a população e, consequentemente, por um Recife melhor.
Respeitosamente,
Vicente André Gomes
Vereador e Presidente da Câmara Municipal do Recife
Em 04.06.13 às 18h18.