Vicente André Gomes se despede da Câmara

Em tom de despedida e bastante emocionado, o presidente da Câmara, vereador Vicente André Gomes (PSB), dirigiu-se ao plenário na manhã de hoje, 29, fazendo uma retrospectiva dos seus 30 anos de vida pública, do primeiro discurso, das amizades cultivadas no local e dos desafios como Presidente da Casa. Durante a reunião extraordinária, ele lembrou que cumpriu seis mandatos como vereador, mas que não foi reeleito no último pleito municipal. Muitos vereadores aproveitaram o momento para também prestar homenagens ao parlamentar.

“Existem medicamentos para vários sintomas, mas esqueceram de criar um que pudesse impedir que a saudade crescesse. Saudade que está comigo agora, com este discurso. Tentei dar o máximo como Presidente da Casa de José Mariano. Cometi erros, mas procurei traduzir os nossos erros passados em acertos futuros. Com muito orgulho fui escolhido para ser Presidente por duas legislaturas". Vicente André Gomes também ressaltou o trabalho realizado nos departamentos da Casa, agradeceu e prestou homenagem a cada setor, citando nominalmente os respectivos gestores.

Enquanto discursava, uma longa fila de vereadores foi formada para homenagear o presidente.  O vereador Jayme Asfora (PMDB) fez questão de frisar ações que marcaram o mandato dele. “O fim do voto secreto, o concurso público e o novo Regimento Interno da Casa. Ainda teve a sensibilidade de entender que a população do Recife não aceitava que o reajuste dos vereadores fosse majorado". Na gestão de Vicente André Gomes também foram criadas a Corregedoria, a Ouvidoria e o Portal de Transparência da Câmara do Recife.

Já o vereador Luiz Eustáquio (PSB) lembrou das atividades do parlamentar. “A Câmara está perdendo um grande presidente, um homem que tem servido ao povo do Recife. Você é um grande amigo irmão e sabemos o serviço prestado à nossa sociedade. Parabéns por todo o tempo em que esteve nesta Casa”. Emocionada, a vereadora Michele Collins (PP) elogiou a forma como Vicente trata os demais parlamentares. “Todos de forma igualitária. Vou guardar isso para toda a minha vida política. Ouvi dizer que o espaço da mulher na política era marcado por machismo, mas aqui não”.

Erivaldo da Silva ( PSD) ressaltou a relação de amizade. “Não poderia deixar de estar aqui para dizer que a Casa foi conduzida de uma forma brilhante. Foi amigo, irmão e um pai.  Obrigado por tudo o que você fez pelo Recife, pela Casa e por mim, em especial, quando atuou como meu médico para tratar de problemas cardíacos". Opinião compartilhada por Aderaldo Pinto (PSB), quando Vicente  o ajudou em um caso de doença. “Prontamente chegou para ajudar. Nunca esquecerei disso”.

O vereador Felipe Francismar (PSB) citou a atuação de Vicente no trabalho como vereador. “Sou muito grato, foi um professor aqui dentro, solícito. Não tenho palavras para agradecer. O povo não vai esquecer tudo o que você fez e desejo que jamais pare a sua luta pelas causas populares”. Alfredo Santana (PRB) também pontuou o trabalho exercido pelo presidente. “Destaco sua preocupação com o Recife, buscando para os moradores da cidade uma qualidade de vida melhor. Vicente é um homem do povo”. O vereador Aerto Luna (PRP)  lembrou das origens do presidente. “Tenho certeza de que o seu pai, Moacyr André Gomes, está muito orgulhoso do senhor”.

Trabalhando ao lado de Vicente André Gomes nesta legislatura, o Primeiro Secretário, Augusto Carreras (PSB), enalteceu a amizade entre eles. “Há muito tempo temos uma grande amizade também fora da Câmara e venho aprendendo muito com você. A sua relação com o eleitor é nobre e o povo de Casa Amarela tem um carinho por você. Nesses últimos anos travamos muitas lutas junto à primeira secretaria, tantas realizações.  Não é um adeus, é um até breve. Outras eleições virão e essa Casa espera o seu retorno”.

Alguns parlamentares destacaram que  a atuação de Vicente não será esquecida e aproveitaram também para se despedir  da Casa, visto que não foram reeleitos. “Você não vai sair da política. Vamos ainda nos encontrar em movimentos sociais e partidários”, disse Henrique Leite (PDT). “Tenho certeza de que Vicente continuará militando politicamente. Vou sentir falta de cada um de vocês”, completou Marcos Menezes (PDT).  “Você representou os vereadores desta Casa, sempre esteve disponível. E quando discordei, você me escutou”, salientou Eurico Freire (Rede). Jurandir Liberal (PT) desejou sucesso e um ano novo produtivo. “Vou sentir saudades do convívio aqui, também pelo fato de não ser mais vereador. Receba um grande abraço e o desejo de um feliz 2017 com muita saúde, amor e felicidade”.

Mesmo na oposição, André Régis (PSDB) destacou o tratamento dispensado pelo presidente. “A cortesia é uma qualidade e o seu tratamento é igual para todos. Algo que poucas pessoas têm, uma característica tão humana.  Lembre-se das palavras de Guimarães Rosa: A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”.

Eduardo Marques (PSB) citou um trecho da Bíblia, em Números 6:24-26: “O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz”. Já Antônio Luiz Neto (PTB) declarou que a reunião plenária não será uma despedida. “Não estamos aqui fazendo uma despedida. Você é um cidadão, um profissional e certamente este profissional será  respeitado pela nossa cidade”.

Carlos Gueiros (PSB) também lembrou da amizade. “Sou muito grato pelas suas atenções. Quero também dizer para que todos os que nos ouvem que nossa amizade não vem de nós, mas de nossos ancestrais e de gestos que poucos sabem”. O líder do governo Gilberto Alves (PSD) destacou os desafios vencidos. “Foi um trabalho onde você exerceu com a devida autoridade na tomada de grandes decisões, mas soube, como ninguém, ouvir cada companheiro, de cada partido. Foi uma alegria poder ter construído uma grande amizade através de nossos trabalhos. 2017 será um ano de  desafios, que você continue a fazer historia pelo Recife”.

Em 29.12.16 às 15h03.