Primeira reunião para debater as condições de funcionamento da Academia da Cidade

O primeiro desdobramento da audiência pública, que aconteceu na ultima sexta-feira, para debater sobre as condições de funcionamento do programa Academia da Cidade do Recife, aconteceu hoje, 04, na sala das Comissões da Câmara Municipal do Recife. O vereador que propôs o encontro, Eurico Freire (PV), ressaltou que a reunião tem o objetivo de discutir os problemas das Academias da Cidade com rapidez. “Na próxima sexta-feira irei me encontrar com o Prefeito Geraldo Júlio para entregar um relatório com todas as exigências e todas as prioridades de que o Programa precisa”.

O comandante da Guarda Municipal do Recife, Marcílio da Silva, expôs os problemas que a Guarda Municipal enfrenta para fazer a segurança das academias. Ele comentou também que está preparando viaturas e efetivos para trabalharem vistoriando esses locais. “É muito difícil um efetivo pequeno atender 40 academias. O aparelhamento do efetivo vai ser em longo prazo, mas vários equipamentos como câmeras de monitoramento estão sendo estudados para fazer a segurança desses locais de atividades físicas”.

O Assessor Técnico do Conselho Regional de Educação Física, André Souza, comentou que a Academia da Cidade é muito importante para toda população. “É necessário que se coloque equipes de fiscalização em cada um desses espaços. E que se faça um levantamento para saber como estão sendo armazenados e cuidados os equipamentos e as condições que eles se encontram”.

O Coordenador Geral da Academia da Cidade, Ricardo Menezes, disse estar participando de todos os encontros para debater os problemas comuns aos locais. “A Academia da Cidade já tem 12 anos. Os problemas levantados não são recentes. As licitações para colocação de equipamentos são muito difíceis”. Ele lembrou também que todos os profissionais que trabalham na academia são regularizados. “Sei dos problemas que esses locais estão passando, por isso já temos um cronograma de reformas de todas as academias. Estamos agindo com celeridade para resolver as dificuldades”.

A representante da Vigilância Sanitária, Daniela Feitosa, lamentou que  a vigilância sanitária nunca ter sido solicitada para fazer vistorias nesses espaços. “Esse órgão existe para fazer inspeções em todos os lugares. Nós estamos à disposição para atender qualquer demanda. A partir de agora vamos criar um cronograma de visitas e classificar as áreas que estão mais em risco. Vamos poder explicar algumas dicas de limpezas básicas para os equipamentos”.

A Gerente de Políticas Estratégicas da Secretária de Saúde, Zelma Pessoa, explicou que a pasta em que ela faz parte foi criada para aperfeiçoar a atenção básica à população. “Esse programa é importante para melhorar a saúde das pessoas, como controlar a obesidade, o nível de glicose, pressão alta entre outros. É imprescindível que esses locais tenham estrutura adequada para isso. Vamos fazer uma iniciativa piloto com algumas  Academias da Cidade,  com avaliações médicas e acompanhamentos aos alunos. Se tudo der certo vamos implantar em todas as outras”.  Ela comentou ainda que a atual gestão estar se empenhando para dar uma melhor qualidade de vida a população. “É interesse de a atual gestão sanar todos esses problemas”.

A Presidente da Associação de Profissionais de Educação Física, Liana Lisboa, ressaltou que o encontro foi muito importante porque as autoridades enxergaram todos os problemas que o programa tem. “Espero que as dificuldades sejam resolvidas com urgência”.

Em 04.06.2014, às 19h24