Priscila Krause convida população a fazer parte de movimento através das redes sociais

Ao fazer avaliação dos gastos da Prefeitura do Recife com propaganda e publicidade, tomando por base quadrimestres de 2002 a 2011, a vereadora Priscila Krause (DEM), convidou a população recifense a fazer parte de um movimento que ela denominou “o que a prefeitura não faz, a gente mostra através das redes sociais”, sem os gastos exorbitantes realizados. A ideia é que a sociedade participe usando os instrumentos das redes, como internet, Orkut, facebook, twiter, para mostrar a realidade vivida na prática pela cidade e não aquela mostrada na publicidades e propaganda oficiais. Segundo ela , no primeiro quadrimestre de 2011 foram gastos R$ 7,040 milhões contra R$ 3,9 milhões em igual período de 2002. “Em 2008, quando João Paulo colou a imagem de João da Costa na dele, os gastos foram de R$ 6,520 milhões. Já em 2009, primeiro ano de gestão de João da Costa chegou a R$ 3,540 milhões. Tenho todo levantamento dos primeiros quadrimestres desde 2002 a 2011”.

De acordo com a vereadora a comunicação é fundamental para todos os governos, mas “temos dúvidas quanto ao uso dessa comunicação quando é utilizada para mostrar o que não existe.” E continuou. “Há duas máximas da comunicação que não podemos perder de vista. A primeira é quando o que aconteceu não foi mostrado, e a segunda, quando o que não aconteceu foi colocado a público, caracterizando-se como fraude”.  A vereadora lembrou que vai entrar em licença maternidade daqui a uma semana, mas não ficará de fora, pois vai acompanhar tudo através das redes sociais. “Se pensam que estarão livres de mim, enganam-se.  Não posso concordar com esses gastos exorbitantes quando a cidade é pobre e tem tantas necessidades para serem supridas”.

Aline Mariano (PSDB) acredita que a PCR faz esse esforço de publicidade e propaganda porque não conseguiu fazer nem 30% daquilo que prometeu em campanha. A educação, a saúde e os equipamentos sociais estão degredados. “Se a gente for mostrar a realidade só há degradação para mostrar, é um verdadeiro descaso. O Recife real não aparece na propaganda e é por isso que precisa de tanta publicidade”. Ela disse que tem 100 requerimentos pedindo área tapar buracos de rua. “O povo dará a resposta no tempo certo. O recifense é muito exigente”.

Já Josenildo Sinesio (PT) contestou as afirmações de Priscila Krause lembrando à vereadora que todos os governos gastam em publicidade e propaganda. “Só existe uma forma de mostrar à população o que é feito e é através da mídia. A gente sabe que custa caro. Não concorda que há exagero nos gastos. Tenho números aqui de quando o partido da vereadora era governo. E os gastos foram bem elevados – anos de 1998, 1999 e 2000. Não estou criticando, mas mostrando que todos gastam, e muito. Lembro ainda que esta Casa aprovou o orçamento onde estão alocados os recursos para fazer mídia”.

Maré Malta (PPS) considerou que essa verba poderia ser usada em campanhas educativas para esclarecer questões sobre o  meio ambiente, sobre trânsito que mata tanta gente. Quem sabe no próximo ano essa Câmara diminui o valor da mídia e realoca esse dinheiro para estas campanhas”.  Alfredo Mariano (PSDC) disse que não entraria no mérito da discussão, mas lembrou que a luta pelas idéias aos poucos nos leva ao consenso. “Devemos continuar discutindo estas questões independente de sermos contra ou a favor”.

Em 24.05.11, às 18h.