Priscila Krause discute andamento da obra da Via Mangue

A vereadora Priscila Krause (DEM) preocupada com o ritmo da obra de mobilidade urbana mais importante para desafogar o trânsito na zona sul do Recife convocou audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (13) no plenarinho da Câmara. O TCE, Tribunal de Contas do Estado, a URB, Empresa de Urbanização do Recife, e moradores das comunidades que estão no traçado da Via Mangue participaram do debate. “Esta é uma etapa importante na nossa tarefa de fiscalizar o Poder Executivo como vereadora da cidade do Recife. Precisamos que a obra termine dentro do prazo. A audiência pública serve para verificar a realidade da execução da Via Mangue”, afirmou Priscila Krause. A assessoria da parlamentar constatou um atraso de 31% da obra.

A vereadora apontou os trechos da via que mais estariam atrasados: canalização do Rio Pina, muro de contenção, ponte sobre a Lagoa do Encanta Moça e alça da Ponte Paulo Guerra. O inspetor de obras do TCE, Fernando Nogueira e o chefe do Núcleo de Engenharia do TCE, Ayrton Alcoforado Júnior, calculam que persistindo o atual ritmo de trabalho o prazo para conclusão da obra será ampliado para 44 meses.  A previsão inicial é de que a Via Mangue, orçada em R$ 319 milhões, estaria pronta em setembro de 2013, ou seja, dentro de 30 meses.

Mas a presidente da URB, Débora Mendes,  garante que a execução segue de forma satisfatória considerando o novo cronograma elaborado pela prefeitura que ainda não foi entregue ao TCE. Ela garante que 15% da obra já foram faturados. “O cronograma não é estático. Existem interferências. Isso é normal. Esta é uma obra complexa que requer compromisso e atenção e a equipe da URB está presente o tempo todo”.

A presidente da URB disse ainda que a desapropriação das famílias das comunidades da Xuxa, Paraíso, Pantanal, Jardim Beira Rio e Beira Rio atingiu os 50%. No total, serão três habitacionais com 992 unidades. Mas os representantes do TCE insistiram em alertar quanto ao ritmo das obras. “Temos servidores que realizam duas visitas semanais no local das obras e encaminhamos relatórios mensais das vistorias a URB. De acordo com o relatório de outubro o andamento da obra está em 3,7%, quando deveria ser de 11,5% de acordo com o cronograma licitado”, disse Alcoforado Júnior. A vereadora Priscila Krause informou que outras audiências públicas serão realizadas para manter a vigilância sobre o andamento da obra.

Em 13.12.2011, às 12h30