Priscila Krause propõe uso de corredores de ônibus por transporte escolar

No momento em que as ruas do Recife ganham maior volume de carros por causa da volta às aulas, a vereadora Priscila Krause (DEM) apresentou na Câmara Municipal o projeto de lei número 176/2013, que dispõe sobre a utilização dos corredores exclusivos de ônibus pelos ônibus e vans do transporte escolar devidamente identificados e regularizados. A matéria está tramitando nas comissões de Legislação e Justiça e de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito e diz que os veículos que venham a se enquadrar nesse critério deverão estar em situação regular junto à Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), devidamente identificados e deverão possuir o selo do Departamento de Trânsito de Pernambuco, Detran, cedido aos carros aprovados na vistoria semestral.

Ao apresentar o projeto, Priscila Krause ressaltou que um dos grandes problemas enfrentados pelas cidades brasileiras, hoje, é o da mobilidade urbana. “No Recife não é diferente; a frota de carros particulares supera a capacidade de nossas vias em comportar a intensidade do tráfego, especialmente nos horários de pico”, disse. Ela também lembrou que são várias as ações adotadas e testadas para sanar o problema da mobilidade, e uma ideia comum a todos os gestores é a valorização do transporte coletivo frente ao transporte individual. “É nesse contexto que deve se inserir a preocupação com o transporte escolar coletivo, instrumento fundamental para a redução do volume de veículos em circulação nas vias públicas da cidade durante o período letivo”, observou.

 

A autorização para o transporte escolar coletivo fazer uso das faixas exclusivas para ônibus, disse a vereadora, é um instrumento capaz de auxiliar no desafogamento do trânsito nas vias de maior circulação da cidade. “Essa medida, indiretamente, também pode servir como facilitador do acesso ao ensino, uma vez que os alunos que fazem uso deste modal de transporte terão maior facilidade para chegarem à sala de aula”, finalizou.



Em 05.07.2013, às 10h15.