Priscila Krause questiona contratações temporárias

A contratação temporária de 21 Analistas de Controle Interno para a Controladoria Geral do Município foi questionada pela vereadora Priscila Krause, durante a reunião plenária desta quarta-feira,13. “Já aprovamos, aqui na Câmara, um projeto do Executivo que cria 300 cargos de Analista de Gestão. E para a minha surpresa, quando abri o DO de ontem, o prefeito Geraldo Júlio assina o Decreto 26.991 que autoriza a contratação temporária de 21 Analistas de Controle Interno. Então, gostaria de saber qual a diferença entre eles e a necessidade de pedir mais cargos?”, indagou.

A vereadora salientou ainda os casos cabíveis para que existam contratações temporárias. “São legítimos quando existem entes da administração pública envolvidos em situações imprevisíveis, como em casos de calamidade pública. Uma cidade é atingida por uma enchente e é decretada tal situação, por exemplo. Mas queremos saber quais os reais interesses públicos , as situações das finanças e contratos da PCR que justificam a contratação de analista de controle interno. Essas indagações precisam ser colocadas de maneira clara para a população e também para não acharmos que está acontecendo um processo de inchaço da máquina pública, como na gestão anterior”, finalizou.

Mas o líder do Governo na Casa, vereador Gilberto Alves (PTN), deu algumas explicações. “Esse é um trabalho de reestruturação que está sendo feito pelo secretário, no sentido de buscar a qualificação dos gastos da prefeitura e a transparência no serviço público. Não daria para esperar pelo concurso porque há uma demanda da sociedade e do prefeito, que vem cobrando efetividade e, sobretudo, cuidado, zelo e celeridade”.  O líder do governo disse ainda que o salário do analista de controle interno será a metade do valor pago ao analista de controle de gestão e o período será de um ano, sem possibilidade de renovação.

Também em defesa da prefeitura, o vereador Marco Aurélio (PTC) disse que o Executivo quer prestar o melhor serviço para a população. “Acho que quantos mais técnicos forem contratados para melhor administrar o Recife, acho que devemos apoiar porque a cidade avança mais”.

 

Em 13.03.13, às 19h10.