Priscila Krause questiona licitação do Geraldão

A vereadora Priscila Krause (DEM) questionou na tarde desta segunda-feira, 11, no plenário da Câmara do Recife, as exigências colocadas no edital de requalificação do Ginásio de Esportes conhecido como Geraldão. Segundo ela, a obra vem sendo cogitada desde o ano 2000, ainda na gestão do ex-prefeito João Paulo, e a discussão foi retomada na gestão do ex-prefeito João da Costa, no entanto não saiu do papel, embora as licitações tenham sido efetivadas. A vereadora disse que anunciava com satisfação a divulgação do edital de licitação para a requalificação do Geraldão, há 15 dias, mas discordava das exigências técnicas colocadas.

Estudando o edital, ela disse que encontrou exigências consideradas muito elevadas e por isso encaminhou ao Tribunal de Contas do Estado uma representação no sentido de que sejam revistas. No entendimento da vereadora, a reforma de um equipamento público como ginásio de esportes, ainda que seja para abrigar os mais destacados acontecimentos, não justifica tamanha especificação como critério capaz de impedir a participação até mesmo de grandes e experientes empresas.

Priscila Krause argumentou ainda que pode ter havido engano na redação e citou alguns trechos do edital. Segundo ela é necessário se debruçar sobre o documento, especialmente no que se trata do subitem 4.3.3 da qualificação técnica e capacitação operacional, que exige que as empresas inscritas apresentem comprovação de terem executado obra semelhante ou superior a que vai ser executada. Destacou ainda a exigência feita para que seja instalado  material ecológico para climatização e o fornecimento e instalação de cadeiras com rebatimento por gravidade, em polipropileno de alta resistência nas cores azul, amarelo, laranja e cinza, com numeração visível e retardo de chamas. Para ela, esses itens são difíceis de serem cumpridos até mesmo por grandes empresas.

 

Em 11.03.13, às 18h56.