Priscila reclama do aumento do IPTU
Ela disse que fez pedido de informação à Gerência de Arrecadação e o partido Democratas entrou com uma ADPR (Arguição de Atribuição ao Supremo Tribunal Federal), sendo esta a décima primeira no país a ser aceita no Supremo. “Elaborei também um Projeto de Decreto Legislativo que serve para anular atos do Executivo quando ele exorbita de sua função. Fiz mais. Coloquei minha assessoria jurídica à disposição dos contribuintes para ingressarem na justiça, e das 30 ações impetradas, já foram concedidas algumas liminares suspendendo o aumento. O primeiro processo judicial já teve setença favorável em primeira instância, corrigindo o IPTU para 6,5%”.
Inácio Neto (PSB) lembrou que na gestão de ex-prefeito João Paulo foi sancionada uma lei que perdoava os clubes esportistas da dívida de IPTU e até hoje não entrou em vigor, no entanto aumenta o valor do imposto de forma aleatório de outros cidadãos. “Queria saber qual a base d ecálculo usada pelos técnicos da Prefeitura para aumentar taxas como a Licença Ambiental, o CIM que tiveram aumentos acima da inflação. Não entendo como a PCR pode legalmente aumentar o IPTU usando uma instrução normativa e não pode por em prática uma lei sancionada”.
Maré Malta (PSD) aproveitou para lembrar que os cidadãos brasileiros não aguentam mais pagar impostos. “Cada brasileiro trabalha 4 meses por ano só para pagar impostos”. Aline Mariano (PSDB) disse que o partido dela se preocupa com a quantidade de impostos no país, afirmando que causava estranheza que a Prefeitura faça aumentos classificando imóveis de forma aleatória. Liberato Costa Júnior (PMDB) frisou que não era só a Prefeitura que aumentava de maneira exorbitante o IPTU. Segundo ele, a Compesa e a Celpe passaram dos limites em seus reajustes.
Jairo Britto (PT) considerou que é urgente a realização de uma reforma tributária no país. Mas lembrou que o Recife hoje é a capital que mais cresce, inclusive nos serviços oferecidos à população e isso custa dinheiro. O novo líder do governo, Aerto Luna (PRP) prometeu que vai levar o assunto ao prefeito, embora considere que os aumentos foram legais.
Em 10.04.2012, às 19h10