Procurador do Trabalho recebe Medalha do Mérito José Mariano

A mais importante comenda concedida pela Câmara Municipal do Recife, a Medalha do Mérito José Mariano, foi entregue em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira, 9, ao procurador do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco, Leonardo Osório Mendonça por iniciativa da vereadora Aimée Carvalho (PSB). “É com muita honra e satisfação que venho à tribuna desta Casa prestar homenagem ao procurador pelos relevantes serviços à justiça da Cidade do Recife e ao estado de Pernambuco”, disse Carvalho. De acordo com o artigo 222 do Regimento Interno a comenda é entregue a pessoas que tenham se projetado nas atividades culturais, científicas e sociais, ou que se tenham revelado, comprovadamente, benfeitoras da humanidade.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), foi quem também presidiu a solenidade, que ocorreu no plenário e começou às 10h30, com a execução do Hino Nacional. Estiveram presentes autoridades da área da Justiça, do Ministério Público e da Política, além de familiares e amigos de Leonardo Osório Mendonça. A mesa foi formada pelo procurador-geral do Estado de Pernambuco, César Caúla; o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Estênio Coelho; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, Fábio André de Farias; a procuradora-chefe substituta do Ministério Público do Trabalho de Pernambuco, Lívia Viana de Arruda, e o capitão de Corveta da Escola de Aprendizes Marinheiros, Tonery Washington Pernambucano Júnior. Uma comitiva, formada pelas vereadoras Michele Collins (PP) e Aimée Carvalho (PSB), trouxeram o homenageado ao plenário.

Em seu discurso de saudação, a vereadora Aimée Carvalho resgatou o perfil de Leonardo Osório de Mendonça. Lembrou que ele, nascido em Goiânia/Goiás, é filho de Eberth Costa Mendonça e de Maria Cecília Osório Mendonça; é casado e tem dois filhos. Começou seus estudos na cidade do Recife em janeiro de 1980. Cursou Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e se formou em dezembro de 1994. Fez especialização em Direito do Trabalho pela Escola Superior da Magistratura do Trabalho da 6ª Região. “A sua trajetória profissional inclui vários escritórios de advogados onde exerceu a profissão com responsabilidade e maestria”, disse.

Leonardo Osório de Mendonça ingressou no Ministério Público do Trabalho em novembro de 2006, tendo como primeira lotação a cidade de Petrolina. Em seguida, assumiu a Procuradoria do Trabalho, na cidade de Caruaru no período de 2009 a 2010, momento em que foi transferido para a capital pernambucana.  Em 2011 assumiu a Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho em Pernambuco (Codemat/PE). E no período de 2013 a 2015 a Coordenadoria de Combate ao Trabalho Infantil e Regularização do Trabalho do Adolescente (Coordinfância) do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco.  Atualmente, Leonardo Osório Mendonça está na Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho (Codemat) do Ministério Público do Trabalho (MPT), que tem por objetivo atuar na defesa de um meio ambiente do trabalho seguro e saudável.

“Por todo esse histórico do homenageado, sinto-me honrada pela autoria do requerimento da realização dessa sessão solene, e em entregar a Medalha do Mérito José Mariano ao procurador Leonardo Osório Mendonça, do qual tive o imenso prazer de ter realizado duas audiências públicas nesta Casa sobre a Erradicação do Trabalho Infantil, que é um problema antigo, mas que precisa ser enfrentado pelas autoridades. Essa homenagem é mais do que justa a quem dedicou verdadeiramente seu trabalho buscando apoio de diversas instituições para a divulgação de ações voltadas ao combate e à erradicação do trabalho infantil de crianças e adolescentes e na defesa dos direitos dos trabalhadores de todo o Brasil”, disse Aimée Carvalho. Estiveram presentes André Régis (PSDB), Renato Antunes (PSC) e Alcides Teixeira Neto (PRTB).

Após o discurso, ela entregou a medalha e o certificado que compõem a comenda do Mérito José Mariano. Leonardo Osório Mendonça, ao discursar, agradeceu à vereadora Aimée Carvalho, autora do requerimento, pela homenagem. “Apesar de estar extremamamente orgulhoso, satisfeito e feliz, não poderia deixar de registrar, de logo, que muito mais importante que a pessoa do homenageado, são os motivos pelos quais a autora fez o requerimento para a outorga da medalha”, disse. Ele contou que conheceu Aimée Carvalho há cerca de dois anos, discutindo parcerias, alternativas e caminhos “para que um dos mais graves problemas desta linda, mas sofrida cidade, fosse selecionado. O trabalho infantil é uma chaga que precisa ser erradicada de nossa cidade, estado e país, caso realmente queiramos uma sociedade mais justa, solidária e fraterna”.

Em seguida, ele fez numerosos agradecimentos pela oportunidade de estar recebendo a medalha. “Muitas pessoas não sabem, mas não nasci no Recife. Aqui cheguei com sete anos de idade, tendo construído toda a minha trajetória pessoal e profissional na Veneza Brasileira. É no Recife onde está quase tudo que mais amo. Apesar de ter familiares queridos e amados residindo em outras cidades, minha base está localizada na capital de todos os pernambucanos”, afirmou, acrescentando que foi aqui, no Recife, onde estudou, casou e iniciou a vida profissional. “Ingressei nos quadros do Ministério Público do Trabalho no dia 9 de novembro de 2006. Não sou mestre, doutor ou tenho vários cursos na minha titulação. Sempre que preciso fazer uma palestra, uma apresentação ou dar uma aula com assuntos relacionados a minha atuação profissional, costumo definir o meu currículo, com muito orgulho, como o primeiro procurador do Trabalho lotado em Petrolina, o primeiro lotado em Caruaru e atuando profissionalmente, desde o ano 2010, aqui no Recife”.

 

Em 09.02.2017, às 12h.