Professor Waldecy Pinto recebe Medalha José Mariano

A maior das honrarias da Câmara Municipal do Recife, que é a Medalha do Mérito José Mariano, foi concedida ao arquiteto, urbanista e professor universitário Waldecy Pinto, em sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira, 21, por iniciativa da vereadora Priscila Krause (DEM). “É um justo reconhecimento à sua contribuição com a história da arquitetura e do urbanismo recifenses”, disse ela. Políticos, arquitetos e engenheiros, além de amigos e familiares do homenageado, prestigiaram a solenidade. Waldecy Pinto atuou como Secretário de Planejamento da Cidade em duas gestões e participou da elaboração dos Planos Diretores e de diversos projetos urbanísticos e arquitetônicos do Recife.

A reunião solene começou às 10h30 e foi presidida pelo vereador Vicente André Gomes (PSB), que também é presidente da Câmara Municipal do Recife. A mesa foi composta pela esposa de Waldecy Pinto , Iara Marrocos; deputado federal José Chaves; padre Edvaldo, de Casa Forte; pelo representante da Academia Pernambucana de Ciências, Valmar Corrêa de Andrade; e do Lions Club, Luiz Carlos Feitosa. A vereadora Priscila Krause e o cerimonial da Câmara Municipal conduziram o professor homenageado ao plenário. “A Medalha José Mariano é uma distinção que traduz o reconhecimento dessa instituição parlamentar, e o agradecimento do povo do Recife a personalidades de marcante presença em suas áreas de atuação profissional, bem como pela extensão de seu trabalho, de suas ideias e ações no ambiente social”, explicou Priscila Krause.

 

Ela disse que o homenageado  é natural de Palmares,  na Zona da Mata Sul, mas que veio cedo para o Recife, onde completou os estudos, realizando o primário e o ginasial no Clégio Nóbrega. Depois, fez faculdade de arquitetura e dedicou-se à academia, foi professor de arquitetura e influenciou várias gerações; também trabalhou na gestão pública. “Homem de visão além do seu tempo, Waldecy Pinto é consagrado para além da fronteira brasileira – tendo recebido a medalha do Mérito Nacional da França na categoria Chevalier em 1983”, observou. Em 1984, foi agraciado com a Medalha da Ordem do Mérito Guararapes, a mais alta comenda conferida pelo governo de Pernambuco.

 

Entre os projetos que contaram com a participação de Waldecy Pinto, além do Recife, disse Priscila Krause, está o complexo do Sesc Ler Goiana. “A experiência na gestão pública, aliada ao vasto conhecimento técnico em mais de meio século de atividade profissional, deu a Waldecy Pinto os instrumentos teóricos e o alargamento intelectual que se unem à singular sensibilidade”, afirmou a vereadora. Ela finalizou dizendio que “estariam imperdoavelmente incompletos os seus dados biográficos e seus feitos, se não incluísse o testemunho de meu pai (o ex-vereador e ex-prefeito Gustavo Krause), a seu respeito quando informei sobre a homenagem. Ele me disse que o Clube Náutico Capibaribe teve e continua tendo uma importância fundamental na vida do professor Waldecy”, disse.

 

Em seu discurso, Waldecy Pinto agradeceu à homenagem e aos presentes e em seguida falou de suas primeiras lembranças quando chegou ao Recife, vindo de Palmares, aos quatro anos de idade; na juventude, disse, foi atleta do Clube Náutico Capibaribe e conheceu o avô da vereadora Priscila, Bidu Krause. Dirigindo-se ao presidente da Câmara Municipal, Vicente André Gomes, ressaltou que guardava boas lembranças do seu pai, Moacir André Gomes, no período das lutas democráticas, pois era ligado às esquerdas e contou com o apoio do então político, que lhe ajudou a viajar para o exterior.

 

Depois, falou de sua época de estudante, a passagem pela faculdade, as dificuldades encontradas durante o regime militar, a gestão acadêmica como reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a participação em importantes projetos urbanísticos como a construção do Shopping Center Recife. Ressaltou a gestão na Academia Pernambucana de Ciências e a atuação como secretário municipal de Planejamento, em duas gestões, sendo a primeira entre 1968 e 1969. “Sabia-se que a equipe técnica de arquitetos e engenheiros da Prefeitura do Recife, montada pelo prefeito Pelópidas da vSilveira era a mais perfeita do Nordeste. E a minha passagem foi possível porque era ela era excepcional. Tive a oportunidade de ajudar a elaborar e dirigir o Plano Diretor que até hoje está em vigência”, disse. A outra vez que ele foi secretário de Planejamento foi entre 1975 e 1979.

 

Ele concluiu falando de sua emoção ao receber a mais alta comenda do Legislativo municipal. “Só me restam palavras de agradecimento. Infelizmente a ciência ainda não conseguiu um instrumento capaz de demonstrar como se encontra a relação de todas as células do meu organismo. Principalmente a do meu coração para avaliar como se encontra o meu estado emocional”, disse. O homenageado está auxiliando na elaboração do projeto da nova sede da Câmara Municipal do Recife.

 

Em 21.11.2014, às 12h40.