Programa de Saúde Bucal nas escolas municipais

Um programa de saúde bucal na rede municipal de ensino do Recife poderá ser criado, de acordo com o projeto de lei de autoria do vereador André Régis (PSDB). A matéria está em tramitação nas Comissões. “A Prefeitura do Recife junto às Secretarias de Educação e de Saúde, em parceria com a iniciativa privada e outros órgãos da sociedade civil organizada, passaria a fornecer uma avaliação semestral da saúde bucal dos alunos das escolas municipais e creches. A avaliação se daria por meio de exames odontológicos feitos por profissionais da área de odontologia cedidos pela Secretaria de Saúde”, ressaltou André Régis.

De acordo com o autor da proposta, a higiene bucal é um fator relevante para a saúde das crianças. “Assim como uma boa alimentação e prática de atividades físicas, a higiene bucal é relevante para o bem-estar e a saúde do ser humano, em especial, a de uma criança ou adolescente. A saúde bucal é um fator determinante para o crescimento e desenvolvimento de uma criança. Uma criança com boa saúde e higiene bucal será também um adulto mais saudável e com uma qualidade de vida melhor”. 

Será atribuído às escolas municipais e às creches, através de seus gestores, professores, estagiários ou funcionários em geral, o dever de fazer com que todos os seus alunos realizem a escovação dentária diária, após as merendas.  E o não cumprimento da lei implicará nas seguintes penalidades: advertência aos gestores das escolas, Secretário de Educação e ao Prefeito; a não renovação e, posteriormente, suspensão do alvará de funcionamento.

 

Segundo a matéria, serão distribuídos kits de higiene bucal através da prefeitura, por meio de atuação em conjunto das Secretarias de Saúde e de Educação. “Os kits de higiene bucal deverão ser distribuídos para que todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino e em creches do Recife façam sua escovação dental, diariamente, após as refeições, ao término dos horários de merenda escolar. Os kits devem atender aos seguintes itens: 5 (cinco) unidades de escovas dentais do tipo macia; 3 (três) unidades de pastas de dente de 90g; e 02 (dois) unidades de fios dentais de 50m”, detalhou o vereador André Régis.

 

Em 20.01.2014 ás 12h47