Programa especial para professores

Os professores do Recife poderão ter um programa especial para o tratamento da voz e da audição. É o que propõe o vereador Eduardo Marques (PTB) no Projeto de Lei, que dispõe sobre a criação do programa municipal de saúde vocal e auditiva dos professores da cidade, que está em tramitação na Câmara do Recife. “A proposta tem como objetivo o atendimento médico preventivo e corretivo dos problemas vocais e auditivos a que estão sujeitos os profissionais da educação, bem como, medicá-los e orientá-los a respeito das medidas que devem ser tomadas para melhorar sua saúde de falar e ouvir”.

Segundo Eduardo Marques a atividade dos professores requer o uso constante da voz e da audição, o que os inserem em situações de riscos, provocando alterações de voz e perda de audição, causando outros problemas mais graves, precisando de constantes orientações e atendimentos para prevenção.

“A voz representa para os professores o seu principal instrumento de trabalho, expressão e comunicação e um dos principais e mais importantes elos de interação entre o professor e o aluno, e recurso de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, por isso ele visa prevenir a incidência de problemas relacionados a esses dois sentidos”.

Ainda para o vereador os ruídos excessivos nas escolas fazem com que os professores se esforcem mais intenso para serem ouvidos, ficando vulneráveis ao aparecimento de laringites e alterações nas cordas vocais, inclusive, favorecendo o aparecimento de nódulos, trazendo prejuízos aos professores no exercício do seu trabalho e aos alunos que não obterão a aprendizagem esperada. “Por isso a necessidade de ações com fonoaudiólogas e otorrinolaringologistas para a promoção da saúde do professor e demais educadores”.

Em 15.07.2015, às 12h47