Proibição de venda de narguilé para menores de 18 já foi aprovada

A proibição da comercialização do cachimbo de água egípcio para crianças e adolescentes menores de 18 anos está mais próxima de se tornar lei no Recife. O cachimbo – popularmente conhecido como narguilé – é alvo do projeto de lei nº 264/2017, de autoria da vereadora Aimée Carvalho (PSB). A proposta já foi aprovada pelo plenário da Câmara do Recife e teve sua redação final enviada à Prefeitura para efeito de sanção e publicação no Diário Oficial.

Além da proibição da venda do narguilé para os menores de 18 anos, a proposta veda para o mesmo público a comercialização de suas peças, acessórios e essências. Os estabelecimentos que vendem o cachimbo deverão fixar placas de aviso informando sobre a proibição.

Na justificativa do projeto de lei, Aimée Carvalho alerta para os riscos do uso do narguilé. “Apesar de ser considerado modismo entre os mais novos, o narguilé é considerado um grande vilão quando o assunto é alimentar o vício do tabaco. Uma pesquisa britânica afirma que o narguilé é muito mais prejudicial à saúde que o cigarro.”

Em 24.01.2017, às 11h11