Projeto cria a Semana Municipal do Movimento Mangue Beat

Foi no ano de 1991 que surgiu na cena cultural do Recife um novo movimento, a partir da mistura de elementos da cultura regional de Pernambuco, como o maracatu rural, o manifesto do pop, o rock'n roll e o hip hop. Para celebrar esse nascimento, a vereadora Natália de Menudo (PSB) propõe a criação da Semana Municipal do Movimento Cultural Mangue Beat. O projeto de lei nº 15/2017 está em tramitação nas comissões de Legislação, Justiça e Redação e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes.

A matéria sugere que o evento fique instituído no calendário cultural do Recife para acontecer na primeira semana de fevereiro. O cantor e compositor Chico Science também será homenageado, com o objetivo de fortalecer a valorização da cultura pernambucana. O texto ainda reforça que as comemorações servirão para lembrar a importância da cultura de rua como forma de expressão das classes menos favorecidas, fazendo desenvolver, ao mesmo tempo, as habilidades artísticas como forma de reivindicação social e a linguagem própria dos guetos urbanos.

Segundo a parlamentar, os músicos buscaram formas híbridas entre a cultura de massa e a tradição local, abrindo caminho para uma renovação cultural que encontrou ressonância internacional. “A biodiversidade do mangue como ecossistema foi associada a uma fusão de estilos, locais e globais, capaz de tornar a cena cultural do Recife tão rica quanto sua situação geográfica. O movimento trouxe uma nova identidade fonográfica para nossa realidade e ficou conhecido internacionalmente como um gênero musical exclusivo de nossa cidade”.

Em 17.03.2017 às 11h57