Projeto cria Dia de Conscientização da Síndrome Congênita do Zika Vírus
O número oficial de nascidos com a Síndrome Congênita do Zika Vírus em Pernambuco supera os 420. Embora a doença tenha saídos dos holofotes da imprensa e, de fato, o número de casos tenha reduzido, pesquisadores advertem para o risco de uma nova epidemia e novos nascimentos de bebês com a Síndrome. “É preciso alertar e conscientizar as pessoas, a fim de que saibam lidar com esse grave problema, e o registro em nosso Calendário Municipal auxiliará a alcançar esse objetivo”, afirma o autor da matéria.
O Zika Vírus é um vírus transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti (mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya). O Brasil notificou os primeiros casos de Zika vírus em 2015, no Rio Grande do Norte e na Bahia. Atualmente, sua presença já está documentada em cerca de 70 países.
Para ele, incluir a data no Calendário Oficial do Município é uma forma da doença não ser esquecida nem tratada com descaso. “Bem como lembrar a importância de evoluir nas políticas públicas direcionadas para essas pessoas, seja no acolhimento, atendimento de saúde, na educação inclusiva e na capacitação, dos profissionais que atuam na área”, completou.
O projeto tramita na Câmara recebeu parecer de aprovação da Comissão de Educação e aguarda parecer da Comissão de Legislação e Justiça para ser colocado em pauta, após o início das atividades parlamentares.
Em 16.01.19, às 08h20.