Projeto de Almir Fernando proíbe circulação de veículo de tração humana

Projeto de lei do vereador Almir Fernando (PCdoB) pretende acabar de forma gradativa com os Veículos de Tração Humana (VTHs), por entender que será possível melhorar o trânsito da cidade e também respeitar a pessoa humana. O projeto visa, sobretudo, proporcionar uma vida mais digna aos carroceiros, promovendo ações que possibilitem a mudança dos condutores de VTHs para outros mercados de trabalho.

Na Cidade do Recife várias pessoas utilizam carroças para recolher materiais descartados para sobreviver com a venda dos objetos. Está prevista qualificação profissional, através de práticas educacionais para o meio ambiente, como recolhimento, separação, armazenamento e reciclagem do lixo, preparando as pessoas para o trabalho em galpões de reciclagem ou em estabelecimentos similares.

De acordo com o projeto, as ações que viabilizarão a transposição dos condutores de VTHs para outros pontos de trabalhos vão ser por meio de políticas públicas, contemplando os condutores cadastrados pela prefeitura. Também está previsto um prazo de quatro anos para a proibição definitiva dos VTHs no Recife e o impedimento da condução das carroças por menores de 18 anos nesse período. Para Almir Fernando, a questão está sendo tratada como problema social. “A iniciativa pretende retirar os carroceiros das ruas, oferecendo novas oportunidades de renda”.

Em 14.04.2014, às 12h.