Projeto de Inácio Neto cria o mês do handebol

Aprovado em primeira e segunda votações, o projeto de lei que institui abril como o mês do handebol no calendário de eventos comemorativos da Cidade do Recife, de autoria do vereador Inácio Neto (PT), seguirá para sanção do prefeito João da Costa. “O handebol é um ótimo esporte, pois, assim como o futebol ajuda no desenvolvimento da coordenação motora. Por ser dinâmico exige o raciocínio rápido, valoriza o trabalho em equipe, além dos inegáveis benefícios à saúde. E é por isso que o handebol está, atualmente, entre os esportes mais populares do mundo”, disse o vereador na justificativa do projeto.

Antes de ser votado em plenário, o projeto de lei foi aprovado pela Comissão de Legislação e Justiça. “A criação do mês do handebol em nossa cidade pretende estimular as práticas esportivas e promover a valorização dessa modalidade. Com efeito, de acordo com os ditames da Lei Orgânica e da Constituição Federal, cumpre ao município promover tais práticas, de importância inegável para a saúde, sobretudo de jovens e adolescentes” afirmou a vereadora Marília Arraes, presidente da Comissão.

No mês do handebol, de acordo com o projeto, serão realizados debates, palestras, eventos educativos e campeonatos de handebol objetivando, principalmente, difundir a importância do esporte. As entidades privadas que exercerem atividades relacionadas à esportes poderão participar das atividades, mas a programação dos eventos será coordenada e organizada por uma comissão composta por representantes dos Poderes Executivo e Legislativo do Recife com a participação das entidades e instituições relacionadas ao esporte.

O vereador Inácio Neto considera que “o esporte é um dos melhores instrumentos de educação, socialização, inclusão social e desenvolvimento mental das crianças e adolescentes”. No entanto, ele lamenta que  quer “apesar dos inúmeros benefícios que o handebol fornece e de ser praticado por milhares de pessoas em todo o nosso país, a equipe brasileira ainda não conseguiu ganhar medalha olímpica, nem título mundial no handebol. Tal fato se deve à falta de projetos e campanhas que promovam este esporte em cada Estado e cidades”.

 

 

Em 20.05.2011, às 10h25.