Projeto de lei busca a inclusão digital nas escolas municipais do Recife

Termina nesta quarta-feira, 6, o prazo para recebimento de emendas ao projeto de lei do Executivo número 46/2013, que institui, nas escolas municipais do Recife, o Programa Rede de Aprendizagens. Ele visa desenvolver ações político-pedagógicas em todas as dimensões da Educação, considerando as mídias e tecnologias digitais que possibilitem a construção de novos conhecimentos e da cultura. Através do programa, a Prefeitura do Recife acredita estar contribuindo para a inclusão social e digital, com o fornecimento de tablets aos estudantes na perspectiva da construção de saberes, uma vez que essas tecnologias podem se transformar em instrumentos de apoio ao processo pedagógico, ampliando a motivação e o interesse dos estudantes e seu desenvolvimento humano.

O projeto de lei está tramitando nas comissões de Legislação e Justiça; de Educação; e de Finanças e Orçamentos, para análise e emissão de pareceres. Ao encaminhar o projeto de lei à Câmara Municipal do Recife, o prefeito Geraldo Júlio justificou que “a modernização tecnológica das escolas e dos processos de formação e práticas pedagógicas para a ampliação das aprendizagens na Educação Básica deve considerar a necessidade de um sistema de educação diferenciado, para um mundo sem fronteiras, com propostas pedagógicas pautadas na interação e na colaboração”.

 

O objetivo geral do Programa, de acordo com o projeto de lei, é contribuir para a ampliação das possibilidades de aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife por meio da garantia do acesso às informações, através das tecnologias digitais, e da inovação das práticas pedagógicas, com vistas à melhoria da qualidade da educação. Para issso, pretende como objetivo específico, proporcionar o acesso de estudantes e educadores às tecnologias móveis, visando a inovação dos processos educacionais, na perspectiva da construção de uma rede de aprendizagem colaborativa e inclusiva e social.

Outros objetivos específicos são: contribuir com o processo de fortalecimento da alfabetização e letramento numa perspectiva interdisciplinar por meio das múltiplas linguagens e mídias; desenvolver um modelo de formação de professores na perspectiva da construção de saberes que possa ressignificar o fazer pedagógico com o uso das tecnologias na escola. E, por fim, Fomentar o desenvolvimento e a socialização de projetos que incorporem as tecnologias para além da técnica com vistas ao exercício da cidadania.

 

 

Em 04.11.2013, às 11h15.