Projeto de lei de Rodrigo Coutinho visa melhoria de mobilidade urbana

Agora é com o plenário. Depois de ter recebido parecer favorável da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, o projeto de lei nº 284/2017, do vereador Rodrigo Coutinho (SD), está dependendo apenas de votação em conjunto dos vereadores, durante reunião ordinária. A proposta visa contribuir com a melhoria da mobililidade urbana do Recife, permitindo a circulação de qualquer veículo automotor, no horário das 22h às 6h, bem como aos sábados e domingos, nas faixas exclusivas de uso de veículos de transporte coletivo, inclusive as vias criadas para o sistema BRT (Bus Rapid Transit) e as denominadas Faixa azul.

Quem analisou o projeto de lei, através da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, foi o vereador Gilberto Alves (PSD). Ele considerou que o projeto atende ao objetivo de melhorar o fluxo do trânsito , e viabiliza uma maior agilidade para os veículos de passageiros no horário noturno e nos finais de semana, além de tratar-se de matéria de interesse local. “Opinamos pela aprovação”, afirmou.

Rodrigo Coutinho afirmou que o objetivo do projeto de lei de sua autoria é “alcançar uma melhora no fluxo do trânsito nas avenidas do Recife, viabilizando uma maior agilidade para os veículos de passageiros, bem como desafogando eventual tráfego em horários e dias em que o fluxo de veículos não justifica a manutenção de faixas exclusivas. Em tempo, importa esclarecer que a competência para a gestão do transporte coletivo urbano é de interesse local, ou seja, competência privativa dos Municípios, inclusive a sinalização e utilização das vias urbanas”.


Em 12.01.2018, às 10h35.