Projeto de lei denomina Compaz Miguel Arraes

A antiga Fábrica de Estopa do Zumbi quando se transformar em um Compaz deverá receber o nome do ex-governador Miguel Arraes. Pelo menos esse é o desejo do vereador Augusto Carreras (PSB). Através do projeto de lei 214/2018, que está tramitando nas comissões temáticas da Câmara do Recife, caso aprovado será possível homenagear o político.

O vereador disse que o PLO tem por objetivo atribuir ao Compaz, em construção, localizado na Fábrica de Estopa do Zumbi, Av. Caxangá, o nome do Ex-Prefeito do Recife e Ex-Governador de Pernambuco, Miguel Arraes de Alencar. “O Recife está coberto com os nomes a serem imortalizados, Governadores, Prefeitos, Embaixadores, Poetas, de heróis e sua trajetória cívica. Alguns deles já hom,enageados como é o caso da Avenida Conde da Boa Vista, a Avenida Dantas Barreto, a Praça Joaquim Nabuco, a Avenida Agamenon Magalhães,a Ponte Joaquim Cardoso entre tantos.

Augusto Carreras ressaltou que o governo de Miguel Arraes foi considerado de esquerda por ter forçado usineiros e donos de Engenho da Zona da Mata a estenderem pagamento do salário mínimo aos trabalhadores rurais (o Acordo do Campo). Deu forte apoio à criação de sindicatos, associações comunitárias e ligas camponesas. Com o golpe militar de 1964 pediram que renunciasse ao cargo para evitar a prisão. Com sua recusa, foi preso e depois de libertado exilou-se na Argélia. Em 1979, com a anistia, Miguel Arraes voltou ao Brasil e à política.

Com uma vida política rica, em 1990 filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Foi eleito novamente Governador, em 1994, aos 78 anos, realizando no Estado o maior programa de eletrificação rural da história de Pernambuco, o Luz que Produz, que anos mais tarde serviu de modelo para o programa federal Luz Para Todos, criado durante a gestão do Presidente Lula. “Entendo que o povo do Recife rende mais uma justa homenagem ao Dr. Miguel Arraes, que sempre foi incansável na defesa do Recife e de Pernambuco”.

 

Em 15.01.2019 às 12h01.