Projeto de lei doa área no Pina

O vereador Carlos Gueiros informou durante a reunião plenária desta segunda-feira, 27, que vai apresentar um projeto de lei substitutivo ao projeto 24 /2011 do Poder Executivo que desafeta, com base na Lei Orgânica, parte da rua Elias Gomes no Loteamento Pina de Dentro, e ao mesmo tempo autoriza a alienação do domínio em favor da Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil. O parlamentar decidiu modificar o projeto para deixar claro o objetivo da proposta, que segundo Carlos Gueiros é doar a área à província mantenedora da Igreja Matriz do Pina. “Não é alienação, mas uma desapropriação onerosa. Estou preparando um substitutivo. Agente altera e esta casa toma a iniciativa de fazer a doação, propor a doação gratuita”, explicou Gueiros.

O parlamentar disse que alertou desde o início da tramitação da matéria que o texto precisava ser corrigido, e por isso a Câmara Municipal do Recife aguardava que o Poder Executivo enviasse uma emenda, o que não aconteceu. De acordo com Gueiros, o texto original não deixava dúvidas quanto à intenção da prefeitura ao adotar a expressão alienação do domínio. “Quando tratamos do problema eu comentei que o projeto não estava correto, fomos à secretaria de planejamento e o governo se comprometeu em enviar uma emenda a esta casa. O prefeito tem vetado por vicio de iniciativa propostas como esta. O projeto que veio pra cá pede autorização para desafetar a área e depois de desafetada aliená-la, a doação está entre as formas de alienação, mas precisamos deixar claro que está sendo feito”, concluiu o vereador.

O projeto de lei de 18 de novembro de 2011 lembra que a Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil é a mantenedora da Igreja Matriz do Bairro do Pina há décadas. E que a alienação do domínio de parte da Rua Elias Gomes obedece aos procedimentos previstos na lei 8666/93. A área desafetada mede 848,89 metros quadrados entre as quadas H e I do Loteamento Pina de Dentro.

 

Em 27.08.2012, às 11h16.