Projeto de lei institui Dia da Conscientização e Prevenção da Saúde do Homem

Reconhecidamente o homem tem dificuldade de reconhecer suas possibilidades de adoecer. Ao mesmo tempo, também é certo que as estratégias públicas privilegiam as ações de saúde para a criança, o idoso e a mulher. “Precisamos de políticas públicas no sentido de realização de ações locais, que visem informar sobre a importância de exames periódicos para diagnósticos de doenças típicas do gênero masculino”, afirmou o vereador Eriberto Rafael (PTC), ao apresentar o projeto de lei 223/2013, que institui no calendário oficial do município do Recife, o Dia da Conscientização e Prevenção da Saúde do Homem, a ser comemorado anualmente no dia 15 de julho.

O projeto de lei está tramitando nas comissão de Legislação e Justiça; de Educação, Cultura, Turismo e Esportes; de Higiene, Saúde e Bem Estar Social e de Finanças e Orçamento. “O projeto de lei visa suprir a falta de conscientização no que diz respeito à saúde do homem. Um dos objetivos é elaborar de acordo com a realidade local uma campanha educativa de larga escala que forneça aos homens informações básicas e essenciais sobre sua saúde, promovendo eventos gratuitos”, disse Eriberto Rafael, na justificativa do projeto, que tem como objetivos de conscientizar o homem de que a prevenção eleva o nível de saúde física e emocional; difundir informações, sobre as doenças, os sintomas, formas de prevenção, combatendo preconceitos. E desenvolver no homem o hábito de, periodicamente, passar por consultas médicas.

Para comemorar o Dia da Conscientização e Prevenção da Saúde do Homem, de acordo com o projeto de lei, serão realizados eventos em espaços públicos, disponibilizando de forma gratuita exames, consultas e informações sobre: câncer de próstata; câncer de mama; câncer nos testículos; doenças sexualmente transmissíveis; e demais doenças relacionadas, direta ou indiretamente ao sexo masculino. “Dentre tantos outros males que afetam o homem, o câncer de próstata é o mais comum e está entre as doenças que mais os matam. Ela pode ser evitada se o paciente realizar o check-up anual que inclui, também, coleta de sangue. Estudos comprovam que os homens são mais vulneráveis às doenças, especialmente as enfermidades graves e crônicas. Essa ocorrência está ligada ao fato de que eles recorrem menos frequentemente do que as mulheres aos serviços de atenção primária e procuram o sistema de saúde quando os quadros já se agravaram”, explicou o vereador.



Em 02.09.2013, às 10h10.