Projeto de lei prevê obras em tempo integral no sistema viário

A realização de obras no sistema viário, por mais que seja necessária, termina por provocar transtornos num trânsito que já é caótico. A constatação desse problema levou o vereador Marcos di Bria (PTdoB) a apresentar o projeto de lei 63/2012, que se for aprovado exigirá que conste, nos processos licitatórios da Prefeitura do Recife, a necessidade de as empresas executarem em tempo integral as obras ou serviços em vias públicas do sistema viário do Recife.

O texto já foi enviado para quatro comissões temáticas - de Legislação e Justiça, de Fnanças e Orçamento, de Obras e Planejamento Urbano  e de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito -  para análise e emissão dos pareceres. O projeto também prevê a criação de “desvios devidamente sinalizados e  oferecidas as mínimas condições de trafegabilidade, diferentemente do que acontece hoje. Com a implementação deste novo modelo para execução de obras e serviços, o tempo poderá ser reduzido à terça parte”.

O vereador justifica o projeto de lei dizendo que “a realização de obras e serviços em tempo integral, ao invés de jornadas de apenas 8 ou 9 horas diária, diminui o tempo de trabalho e por consequência o bom escoamento do trânsito”. Do jeito que está, segundo Marcos de Bria, a atual situação provoca ocorrência de retenção e recorrentes engarrafamentos. “Com a adoção deste novo modelo logo as vias ficarão livres antes que ocorram transtornos no trânsito”. As retenções, ainda de acordo com Bria, não tem como consequência apenas a lentidão no trânsito, mas tem “provocado a morte de pessoas não socorridas em caso de urgência, o aumento do consumo de combustíveis e a excessiva liberação de óxido de carbono”.

 

Em 16.05.2012, às 11h45.