Projeto de lei quer regulamentar a atuação dos flanelinhas
O projeto de lei pretende cadastrar os flanelinhas na Prefeitura e através disso emitir crachá de identificação de uso obrigatório, com todos os dados da pessoa e foto. A mudança vai ser anual ou quando o guardador de veículos mudar o local de trabalho. A Prefeitura do Recife, por sua vez, vai ter a responsabilidade em delimitar as vias que poderão ser exploradas pelo flanelinha, preferencialmente nos centros comerciais , próximo das faculdades e escolas, órgãos públicos e praias.
Um cadastro especial está previsto no projeto de lei para a atuação dos profissionais em vias e estacionamentos proibidos, mas que são liberados nos dias de shows, comemorações, atos públicos e eventos tradicionais, como o carnaval, Natal, São João, entre outros, por entender que essas datas demandam a presença de muitos veículos. “A rotina vivenciada pela população das grandes cidades é cada vez mais difícil. Nesse rol, inclui-se o estacionamento de veículos com suas várias implicações. O intenso trânsito de veículos em todos os bairros e, principalmente, no centro da Cidade do Recife, onde as chamadas “Zonas Azuis” são insuficientes para os motoristas estacionarem, apresentam verdadeiro caos urbano, causado pelo limitado espaço em relação ao número de veículos e pela falta de planejamento para guardar automóveis. Por outro lado, o projeto de lei oferece maior tranquilidade ao usuário, muitas vezes vítima dos maus guardadores de automóveis. Isso representa um grande avanço no trato dos problemas sociais urbanos”, afirma o vereador.
De acordo com o projeto o flanelinha só vai poder atuar em áreas delimitadas com até 20 veículos, para aumentar os espaços de trabalho e dar maior segurança ao usuário. Será emitido um carnê, onde constará nome e número do prestador de serviço, placa do veículo, hora e local do estacionamento. Em espaços públicos onde o estacionamento é permito, vai caber ao motorista querer ou não a prestação do serviço. Caso aceite, o valor do bilhete não poderá ultrapassar os preços dos estacionamentos com Zona Azul.
Em 07.04.2014, às 11h35.