Projeto de lei solicita recursos para recuperação de basílica e fundação

Para custear obras emergenciais de reforma, recuperação e restauração na Fundação Gilberto Freyre e Basílica Nossa Senhora da Penha, o Poder Executivo encaminhou projeto de lei à Câmara Municipal do Recife para autorizar a destinação de recursos financeiros na ordem de R$ 1.247.140,65. As obras previstas no projeto de lei 11/2014 foram apontadas em laudos realizados pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, por intermédio da sua Secretaria Executiva de Defesa Civil. Eles apontam riscos iminentes de desabamento de estruturas das torres sineiras da Basílica de Nossa Senhora da Penha e do muro da Fundação Gilberto Freyre.

O valor do projeto de lei, solicitado como crédito adicional suplementar no orçamento deste ano, será destinado da seguinte forma: R$ 1 milhão para a basílica e o restante para a fundação. A justificativa apresentada para tramitação do projeto é que a Basílica Nossa Senhora da Penha, imponente construção no bairro de São José, é única em estilo coríntio no Município, inspirada na Igreja de São Jorge Maior, em Veneza, na Itália. Tombada como patrimônio histórico em nível estadual, ela teve reforma parcial concluída em 2012, sem intervenção nas torres sineiras, devido à escassez de recursos captados. Ela tem relevante impacto na vizinhança, especialmente na Rua das Calçadas, que conta com importante atividade comercial, com intensa carga e descarga, e residencial em processo de revigoramento, causando sérios riscos a pedestres.

Já a Fundação Gilberto Freyre, diz o projeto de lei, foi fundada em 1987, com objetivo de dar continuidade aos estudos e ideias do sociólogo e escritor pernambucano, que tem reconhecimento internacional. A manutenção da fundação é importante para preservação e divulgação da herança intelectual, deixada por Freyre, para estudantes de diversos países, mesmo com recursos escassos.

 

 

Em 05.05.2014, às 10h50.