Projeto de lei vai criar os ramais da Copa

A Prefeitura do Recife e o Governo do Estado assinaram protocolo de intenção para criação dos ramais da Copa, através de processo licitatório para concessão de linhas de ônibus da Região Metropolitana, cujas diretrizes deverão ser instituídas através de um projeto de lei. Os ramais da Copa deverão receber investimentos da ordem de R$ 130 milhões. Espera-se que eles possam dar maior fluidez ao trânsito nas áreas mais afetadas pelo evento. O vereador Estefano Menudo (PHS) esteve na assinatura do protocolo junto com os prefeitos de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca, de Olinda, Renildo Calheiros, e o secretário das Cidades, Danilo Cabral.

Segundo Estefano Menudo, o projeto de lei colocará parâmetros para a prestação dos serviços do setor, fixando até mesmo os critérios de reajuste das tarifas e a regulamentação da remuneração dos concessionários. “O projeto definirá que a empresa ou consórcio de empresas que ganhar a licitação não opere mais de 20% do total de linhas existentes e a exploração dos serviços seja feita por um prazo determinado em edital”.

O vereador disse ainda que as obras do ramal da Copa receberão recursos do Programa de Aceleração do Crescimento 2014 (PAC da Copa) e do Tesouro Estadual. “O ramal da opa terá 6,3 quilômetros de extensão, começando na avenida Dr. Belmino Correia, em Camaragibe. Já o ramal de acesso à cidade da Copa terá uma ciclovia e duas pistas para carros nos dois sentidos”.

Estefano Menudo salientou que há sincronismo  entre as gestões estadual e municipal, onde todos buscam e somam esforços para que Pernambuco, Recife e as cidades envolvidas mantenham níveis cada vez mais elevados de crescimento urbanístico. “A intenção do projeto é fazer com que os usuários de transporte coletivo tenham condições de chegar mais rapidamente sem seus destinos”.

Em 03.10.2010, às 19h11.