Projeto de Vera Lopes prevê ressarcimento de planos de saúde

Sempre que o cidadão possuidor de plano de saúde, válido e adimplente, for atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), essa empresa que gerencia o plano deverá ressarcir as despesas médico-hospitalares efetivamente prestadas pelo SUS. Em resumo, esse é o projeto de lei da vereadora Vera Lopes (PPS), encaminhado à Câmara Municipal do Recife e que será distribuído para análise das comissões temáticas assim que acabar o recesso parlamentar. A proposta é válida somente para os recifenses.

A vereadora Vera Lopes esclarece que o ressarcimento já é uma prática corriqueira entre hospitais particulares e os planos de saúde. E entende que deve se estender para a rede pública de saúde. “Com esse projeto de lei, pretendo que essa Casa dê sua contribuição para a
melhoria do Sistema Público de Saúde, objetivando a redução dos gastos desnecessários e otimizando a aplicação das verbas púbicas investidas na Saúde”, disse.

É imperioso, segundo a vereadora, buscar novas formas de custeio para o Sistema Público de Saúde, que está sucateado. Mas há limitações constitucionais para instituição de novos tributos. “Caso o cidadão já possua plano de saúde e mesmo assim venha a ser atendido pelo Sistema Único de Saúde, não nos parece razoável que o Estado suporte o ônus de oferecer serviços médico-hospitalares a quem possui seguradora particular, destoando, inclusive da prática no mercado de saúde”, afirmou.

De acordo com o projeto, quem tiver plano de plano de saúde e necessitar de atendimento em hospitais públicos, preencherá um formulário esclarecendo, num campo especifico, os dados do Plano de Saúde Privado que possua. Fica estabelecida multa de R$ 1 mil para os casos de descumprimento da lei. Mas, como o texto ainda está em fase de projeto, nada disso ainda está valendo. Vai depender de a matéria ser aprovada pelo conjunto de vereadores.

 

 

Em 24.01.2012, às 9h50.