Projeto declara de utilidade pública associação para tratamento de autismo

O vereador Aerto Luna (PRP) é o autor de um projeto de lei que declara de utilidade pública a Associação de Famílias para o Bem-Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo (Afeto). A entidade sem fins lucrativos foi fundada em 2005 e funciona no bairro da Encruzilhada. “A Afeto dissemina conhecimento sobre o autismo para aperfeiçoar profissionais que atuam na área e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, mediante redução dos custos com o tratamento e geração de oportunidades de colocação no mercado de trabalho”, acrescentou Aerto Luna.

Composta por pais e familiares de pessoas com diagnóstico de autismo, a Afeto Tem como o principal objetivo promover a inserção na sociedade das pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Entre as estratégias adotadas pela associação estão: ampliar o nível de conhecimento da sociedade sobre o autismo, incentivar a produção científica, orientar as famílias e divulgar a importância do tratamento.

 

O tratamento terapêutico utilizado pela associação é baseado na análise do Comportamento Aplicado feito por equipe multidisciplinar especializada. A Afeto oferece treinamento para professores das redes pública de ensino, ministrando palestras e minicursos gratuitos, e ainda colabora com o projeto Dr. Blue, abrindo suas portas aos estudantes de medicina  interessados em conhecer mais sobre o autismo. Ao ser declarada de utilidade pública, a associação pode obter verbas, isenções entre outros benefícios na esfera municipal.

 

Em 08.01.2018, às 11h30.