Projeto determina presença de ambulatórios médicos em eventos

A instalação de um ambulatório móvel equipado com aparelhos, inclusive para atendimento de emergência, e de acordo com o padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde do Brasil poderá ser obrigatório. Mas depende da aprovação do projeto de lei do vereador Marcos Menezes (DEM), em tramitação na Câmara do Recife.

De acordo com a proposta o ambulatório deve ter profissionais médico e de enfermagem, em shows, competições esportivas, eventos religiosos ou de qualquer outra natureza que tenham a previsão de reunir um número de pessoas igual ou maior a cinco mil participantes em ambientes fechados, cobertos ou abertos.  

 

Segundo o vereador, os promotores dos eventos serão os responsáveis pelos investimentos e despesas operacionais decorrentes da implantação da estrutura de atendimento, bem como dos serviços acessórios que se fizerem necessários. “Os promotores devem apresentar ao órgão licenciado da Prefeitura do Recife, documento comprobatório da contratação do ambulatório móvel com antecedência de 10 dias corridos, para receber a autorização da realização do evento”.

 

Marcos Menezes diz que o objetivo é assegurar atendimento de pronto socorro às pessoas em estabelecimentos ou eventos de grande concentração de público. “É preocupante o despreparo e a desorganização na realização de grandes eventos na cidade, sejam eles artísticos, religiosos, esportivos. Esses acontecimentos reúnem uma imensa quantidade de pessoas e necessitam de condições mínimas para sua realização e de atendimento aos freqüentadores, principalmente eventos onde existe a presença de bebidas alcoólicas ou locais com infraestrutura que deixam a desejar”.

Em 18.07.2012, às 13h