Projeto homenageia Rádio Clube AM 720
Na justificativa do projeto, o parlamentar destaca a história e a importância da emissora, que foi fundada em 6 de abril de 1919 por um grupo de amadores de telegrafia sem fio, liderados pelo radiotelegrafista Antônio Joaquim Pereira. “Eles se comunicavam por diversão e estavam obstinados a aperfeiçoar as transmissões para levar o pensamento humano por meio de redes sem fio. Tornaram-se precursores do rádio como veículo de comunicação e foram protagonistas de uma revolução. Documentos oficiais e publicações em jornais da época comprovam o vanguardismo”.
Ainda de acordo com as informações do vereador para embasar a iniciativa, a Rádio Clube realizou sua primeira transmissão a partir de um estúdio improvisado na Ponte d’Uchoa, mas a emissora não teve muita repercussão, por não existirem receptores nas residências àquela época. Em 1920, já sob a orientação de Oscar Moreira Pinto, passou a transmitir de suas novas instalações na Avenida Cruz Cabugá, no Bairro de Santo Amaro.
Em fevereiro de 1923, com um pequeno transmissor de 10 watts, teve sua abrangência aumentada para toda a área do Recife. Em 1950, inaugurou seu primeiro auditório, para 200 pessoas e dois anos depois passou a pertencer à cadeia dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand, quando inaugurou o novo auditório para 2.000 pessoas. “Em 2008, tornou-se uma das integrantes da Rede Clube Brasil de Rádio e em 1931, a Rádio Clube promoveu a primeira transmissão ao vivo de futebol no Norte-Nordeste”, complementa Chico Kiko.
Em 25.07.2019, às 11h.