Semana de Prevenção de Doenças Cardiovasculares nas Mulheres

O calendário de eventos do Recife poderá ganhar mais uma nova data. É que o vereador Erivaldo da Silva (PTC) elaborou projeto de lei que pretende instituir a Semana Municipal de Prevenção, Diagnóstico Precoce e Controle de Doenças Cardiovasculares nas Mulheres, a ser realizada anualmente na semana que anteceda o dia 29 de setembro, data em que se comemora o Dia Mundial do Coração.

A matéria está em tramitação nas Comissões de Legislação e Justiça; Saúde e Finanças e Orçamento. “Foi veiculada na revista Veja que as mulheres brasileiras ignoram os diversos fatores de riscos que as doenças cardíacas provocam nelas próprias, bem como verificou-se a grave dificuldade para identificar os sintomas de um infarto. Foi levantada a questão das mortes por problemas cardiovasculares, vitimando anualmente 39 mil mulheres, sendo cerca de três vezes mais óbitos em relação ao câncer de mama, que anualmente tem cerca de 12.800 mulheres mortas”, frisou Erivaldo da Silva.

Dentre os fatores de riscos identificados na pesquisa citada, foram detectados os seguintes percentuais de agentes contributivos para a vitimização das mulheres: Hipertensão com 81%, Obesidade com 80%, Sedentarismo com 66%, Colesterol alto com 63%, Estresse com 54%, Cigarro com 49%, Dieta rica em gordura com 49%, Diabetes com 18%, Excesso de álcool com 12%, Uso de drogas ilícitas com 12%, Dieta rica em açúcar com 6%, Depressão com 4% e Menopausa com 3%. “A dieta balanceada e as atividades físicas contribuem na prevenção de parte dos principais fatores de risco, ou seja, a hipertensão, o diabetes, o colesterol alto e a obesidade. Salientando que pesquisas também indicam que dormir bem e não fumar fortalecem as medidas redutórias de doenças cardiovasculares, entre outros fatores”, detalhou.

Ainda de acordo com o projeto, a sociedade civil organizada poderá realizar eventos sobre a Semana Municipal de Prevenção, Diagnóstico Precoce e Controle de Doenças Cardiovasculares nas Mulheres, a exemplo de campanhas, debates, seminários, palestras, eventos esportivos,aulas. Além de distribuir panfletos, cartilhas, cartazes com ações educativas, entre outras atividades que proporcionem proteção, apoio e incentivo à prevenção, detecção precoce e controle de doenças cardiovasculares nas mulheres. “Dos inimigos do coração, acrescentamos que os principais vilões pelas doenças cardíacas que estão acometendo sobretudo as mulheres são o sedentarismo, o estresse e a má alimentação”, finalizou. 

 

Em 09.01.2014, às 9h02.