Projeto incentiva prática de esportes para idosos
O projeto consiste em desenvolver ações, programas e atividades voltadas para o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos idosos. “Com o aumento da expectativa de vida da população, o desenvolvimento da ciência tem demonstrado que a atividade física regular é uma das mais importantes formas de se assegurar que as pessoas cheguem à terceira idade com saúde física e mental. Nesse contexto, a adoção de políticas públicas que incentivem e fomentem a prática desportiva pelas pessoas idosas, se apresenta como iniciativa capaz de melhorar a sua qualidade de vida, bem como, impactar positivamente na redução da prestação de serviços públicos de saúde, que é uma das maiores despesas que os governos têm a responsabilidade de manter, justifica o autor.
A Política Municipal de Incentivo à Prática de Esportes para Idosos terá como diretrizes ampliar e criar políticas, programas e projetos de esporte e atividades físicas que estimulem a participação do idoso na comunidade; apoiar a realização de eventos esportivos envolvendo todos os bairros em parceria com as instituições municipais públicas e privadas e entidades da sociedade civil; e fomentar parcerias e convênios com universidades e faculdades públicas e privadas ligadas à Educação Física, Geriatria, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e demais áreas de estudos que contribuam com estas ações.
Entidades e organizações representativas da pessoa idosa poderão apresentar propostas e projetos, organizar e promover os eventos esportivos. Os equipamentos públicos que já vêm desenvolvendo práticas esportivas para os idosos devem ampliar ou iniciar novas modalidades e atividades físicas.
O projeto de lei nº 95/2019 já recebeu pareceres de aprovação das Comissões de Educação e de Saúde, e aguarda análise das Comissões de Legislação e Justiça e de Finanças e Orçamento para ser colocado em pauta.
Em 24.07.2019, às 12h13.