Projeto obriga realização de datas comemorativas

As creches e as escolas públicas e privadas do Recife serão obrigadas a realizar o Dia dos Pais e o Dia das Mães dentro das festividades do ano letivo. É o que propõe a vereadora Michele Collins (PP), que usou a tribuna da Câmara nesta terça-feira, 23, para defender a iniciativa e pedir o apoio dos colegas. “O objetivo é agregar valor às referências emotivas dos pais no convívio escolar, pois acredito que isso seja uma das principais funções das nossas unidades educacionais, ou seja, aproximar os pais dos filhos”.

Segundo Michele Collins, a comemoração dessas datas já faz parte da nossa cultura. “É preciso valorizar a família, considerada um dos principais fatores, senão o principal, para a construção de uma sociedade saudável, estruturada e equilibrada”. Ela lembrou que projeto semelhante está em tramitação também na Assembléia Legislativa de Pernambuco.

A vereadora criticou o fato das escolas públicas da cidade de São Paulo terem substituído o Dia dos Pais e o Dia das Mães pelo “Dia de Quem Cuida de Mim”, como uma medida inclusiva e não preconceituosa. De acordo com Michele Collins, a iniciativa gerou revolta e indignação na sociedade paulista e a decisão é uma tentativa de acabar com a família tradicional. “Ao criticar essa medida inclusiva, não estou adotando uma postura conservadora. Estou defendendo os interesses cristãos, pois acredito que boa parte das tragédias sociais se origina a partir de famílias desestruturadas”.

O projeto de lei está em tramitação em duas Comissões da Casa, a de Legislação e Justiça e a de Educação e Cultura e ainda não tem data definida para ser votado em plenário.

Em 23.09.14, às 16h50.