Projeto pretende ampliar lixeiras seletivas

Expandir para toda a Região Metropolitana do Recife a colocação obrigatória de lixeiras seletivas em pontos denominados aglomerados é o principal objetivo do projeto em lei de autoria do vereador Marcos di Bria (PTdoB). “Diversos padrões foram adotados para instalações dessas lixeiras. Porém, não foram estendidos para localidades com aglomerações de pessoas que dificilmente lembram-se de separar o lixo que produzem, até porque, na falta de outra lixeira, fica difícil fazer esta separação. A falta do depósito selecionado, aumenta a chance de contaminar o meio ambiente. É necessária e urgente a seletiva individual desses coletores”, analisou o parlamentar.

Cada local, segundo o teor da matéria, tem uma realidade para implantar ações e programas de Educação Socioambiental. Critérios serão estabelecidos para cada setor de acordo com suas políticas públicas, condições para adequação e separação do lixo, criando soluções para a coleta. “A política de assistência e apoio socioambiental, pede “socorro urgente”, em virtude de vários aspectos, inclusive a vida dos aterros sanitários, que devem ser menos contaminados”, disse o autor da proposta.

 

Vários fatores serão implantados na colocação e criação das citas lixeiras, inclusive a capacitação de profissionais, técnicos e incorporações empresariais. “Somente através da conscientização social da população, inclusive dos empresários, que poderemos fazer com que nosso município se desenvolva melhor e de forma sustentável, oferecendo uma qualidade de vida melhor para a problemática ambiental, segregação dos resíduos, através da individualização, reaproveitamento e sustentabilidade”, frisou Marcos di Bria.

 

Em 20.01.2014 ás 13h