Gueiros discute projeto que prevê cadeira de roda em condomínios

Proposta da vereadora Priscila Krause (DEM), em discussão no plenário da Câmara do Recife, propondo a obrigatoriedade de cadeira de roda em condomínios da cidade, acabou sendo adiada a pedido do vereador Carlos Gueiros (PTB). Ele argumentou que gostaria de se inteirar melhor sobre a proposta por entender que essa discussão é interna e pertence aos condôminos, diferente dos prédios públicos que precisam garantir o acesso de todos. “A casa aprova, vai para o executivo que veta, e nós acatamos o veto sem discussão”.

Priscila Krause (DEM) concordou com o pedido de adiamento da votação e explicou a motivação da proposta. Ela disse que não há invasão de privacidade e que há muitas leis que obrigam outras regras, como a placa no elevador para se verificar se o mesmo encontras-se naquele andar, plac a de não fumar. Recebi email de Curitiba onde já existe essa lei e fiz a proposta aqui. “Pensei em eventuais problemas de emergência que podem ocorrer. Alguém passa mal e não há como retirar a pessoa dali, a não ser sendo carregada, de forma improvisada”.

Jairo Britto (PT) acha que o equipamento é bom desde que seja fácil de manusear. Já existem muito mais edifícios com elevador. Há equipamentos que podem ser colocados nas escadas. “O projeto traz alternativas”.  Vicente André Gomes (PSB) concorda que a proposta pode resolver  questões emergenciais e se adaptar a outras realidades, como elevador nas escadas. “Há equipamentos que fazem o deslocamento da cadeira de roda pelas escadas”.

Em 27.08.13, às 18h50.