Projeto prevê coleta de resíduos de animais

Se depender do projeto de lei do vereador Henrique Leite (PT), os donos de animais terão à disposição nas ruas equipamentos com saquinhos para coleta de resíduos. Os pontos deverão ser implantados em praças, orlas de praias e pontos turísticos da cidade. O dispositivo receberá o nome de “Cocoletores” e deverá conter sacos biodegradáveis para o recolhimento de dejetos animais e junto a eles devem ser fixadas placas informativas acerca de sua correta utilização.

Melhor ainda. De acordo com o projeto, a criação e implantação destes equipamentos deverão ser em parceria com órgãos privados, para não criar despesas extraordinárias para o município. Por isso, vai ser permitido o uso de propaganda no equipamento. “A intenção é contribuir com sua manutenção, além de estimular sua propagação. Mas, os equipamentos elaborados devem ser padronizados e seu design deve apresentar linguagem clara e acessível”.

O vereador incluiu no projeto a possibilidade da Secretaria de Serviços Públicos ter autorização para firmar convênios com entidades públicas ou privadas. Na justificativa, o parlamentar afirma que os “Cocoletores” devem ser dotados de um equipamento dispenser com distribuição gratuita de sacos plásticos ecologicamente corretos em vias públicas, auxiliando na saúde pública e limpeza urbana. 

    Henrique Leite ressaltou que a ideia veio de exemplos de duas cidades brasileiras, João Pessoa, na Paraíba, e Jacareí, em São Paulo.  Segundo ele, nessas cidades os moradores que passeiam em parques, jardins e pontos turísticos com seus animais, se utilizam destes equipamentos para recolher os dejetos, muitas vezes, deixados na rua. “Com este projeto, certamente teremos como auxiliar na reeducação do cidadão, na sua conduta de civilidade, na posse responsável dos animais, no descarte de lixos e dejetos em vias públicas, promovendo inúmeros benefícios para sociedade”.

 

Em 23.07.2013 às 12.h37.