Projeto prevê sinalização em escadas rolantes

Todos os edificios públicos ou privados existentes na cidade do Recife, portadores de escadas rolantes, pontes rolantes ou esteiras rolantes, deverão afixar, obrigatoriamente, nos seus respectivos andares, pisos ou níveis, avisos de alerta de perigo aos usuários e orientações de uso. É o que prevê o projeto de lei do vereador Jurandir Liberal (PT), em tramitação na Câmara do Recife. De acordo com o vereador a proposta tem por objetivo reduzir o número de acidentes envolvendo o uso destes equipamentos existentes no Recife.

Jurandir alerta que diante do crescente número de acidentes envolvendo principalmente crianças, na utilização de escadas rolantes, resolveu apresentar essa proposta por entender que é necessária a atuação das autoridades locais de controle no sentido de que sejam adotadas medidas que importem na redução do indice de acidentes deste tipo.

O vereador argumenta que para facilitar  o acesso a pavimentos distintos ou ainda percursos longos, as edificações de uso público, comerciais ou não, adotam o uso de escadas rolantes ou esteiras rolantes, já fazendo parte do cotidiano da população. Mas, como a escada rolante é um equipamento eletro-mecânico de engrenagem complexa, e bastante robusta, não deve ser encarada como um simples equipamento auxiliar de locomoção.

Para ele, o uso correto da escada está prevista em Normas Internacionais e Brasileiras, e ainda na normatização mínima de alerta, cabendo ao poder público a ampla divulgação da forma correta de utilização da escada. Cabe alertar também sobre os perigos que o uso incorreto da mesma pode acarretar, de maneira a diminuir o risco de acidentes para a população, que podem chegar ao óbito.

 

Em 30/01/2015 às 11h21