Projeto propõe assegurar inclusão digital a alunos com deficiência visual

Um projeto em tramitação na Câmara do Recife propõe assegurar a inclusão digital dos alunos com deficiência visual que estão matriculados na rede municipal de ensino da capital pernambucana. De autoria do vereador Eriberto Rafael (PTC), a matéria dispõe que as escolas da rede sejam equipadas com pelo menos dois computadores adaptados às necessidades desses estudantes.

“A realização de políticas públicas que visam promover a acessibilidade digital das pessoas com deficiência visual é fundamental para eliminar as desigualdades de acesso à informação, evitando novas formas de exclusão, possibilitando oportunidades de participação”, justifica o parlamentar no projeto. “Sabemos das dificuldades cotidianas que essas pessoas enfrentam. Dificuldades que não dizem respeito apenas aos ‘obstáculos materiais’, mas principalmente aos obstáculos impostos pela inclusão social”, argumenta.

O texto dá detalhes sobre os requisitos mínimos para os computadores que devem atender os alunos com deficiência visual. Dentre as configurações e equipamentos que devem ser disponibilizados caso o projeto seja aprovado estão, por exemplo, teclado em braile e softwares de leitura e audição.

Já analisado pela Comissão de Legislação e Justiça da Casa de José Mariano, que emitiu um parecer positivo, o projeto aguarda o posicionamento de outras comissões para ser incluído na pauta de votações da Câmara.

Em 05.01.2016, às 10h33