Campanha quer incentivar população a manter cidade limpa

Entrou em pauta na tarde desta segunda-feira (10) o projeto de lei n. 08/09, que cria a campanha “Recife te quero mais limpa”. O autor da proposta, Alfredo Santana (PRB), defendeu a conscientização popular como forma de garantir a limpeza nas ruas. “Quando circulamos pela cidade, vemos as pessoas jogarem o lixo e o resto de seus alimentos pelas ruas. Existe uma responsabilidade por parte do Executivo, mas se não começarmos agora o trabalho de conscientização, ficará mais difícil para isso fazer parte da cultura do povo, e o trabalho da prefeitura se torna inoperante”.

A campanha prevê ações conjuntas entre a Guarda Municipal, a Polícia Militar, Associações de bairros e escolas. As atividades buscam despertar na comunidade o senso de preservação e recuperação do meio ambiente, promovendo a limpeza de áreas públicas e o plantio de mudas.  “Isto tudo serve para demonstrar o papel decisivo de cada habitante na busca da melhor solução, principalmente em se tratando de limpeza urbana”, defendeu o autor.

A proposta recebeu parecer de aprovação das Comissões de Legislação e Justiça, de Educação, de Saúde e de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito. Mas foi rejeitada pela Comissão de Finanças e Orçamento, que considerou a matéria inconstitucional, por gerar despesas aos cofres públicos. O vereador discorda. “A matéria está de acordo com o Regimento Interno e será retirada de votação amanhã (11), para ser discutida internamente com a Comissão de Finanças”, explicou Alfredo Santana.

Em 10.05.10, às 16h45.