Projeto quer levar cinema para as comunidades do Recife

Está em tramitação o projeto de lei de autoria do vereador Eriberto Rafael (PTC), cujo objetivo é possibilitar aos moradores das diversas comunidades da cidade do Recife acesso ao cinema. Acontecendo trimestralmente, O Cinema Na Comunidade quer permitir o contato com a cultura através das produções áudio visual. Filmes nacionais e também de outros países serão exibidos, tendo a produção local como prioridade. A definição dos bairros será feita através de sorteios realizados na semana de apresentação.

De acordo com a proposta, a organização acontecerá por meio das regiões político administrativas (RPA), considerando os integrantes de cada uma delas. Acontecendo nas sextas-feiras, durante a noite, os filmes poderão ser assistidos em telões instalados em praças públicas e espaços que acomodem os moradores da comunidade. O público poderá ser composto por jovens, adultos e crianças, já que a programação contará com temática variada.

O parlamentar argumenta que o cinema é uma forma de levar cultura e também uma maneira de reunir os moradores dos bairros vizinhos. “Vale ressaltar que muitas pessoas carecem de condições financeiras para assistir um filme em uma sala de cinema, sem comprometer sua renda familiar ou seu próprio sustento. Com o projeto, é possível facilitar o acesso da população às produções cinematográficas”.

Acadêmicos também poderão apresentar suas obras e o poder público poderá fazer convênio com instituições de ensino que ofereçam cursos na área de produção de vídeos. Caso haja interesse de empresas privadas, será possível a existência de patrocínio. “Além do acesso à cultura para as tantas pessoas que não tem condição de ir a uma sala de cinema, ocorrerá o estimulo a melhor compreensão de sua realidade através do que será retratado nas histórias assistidas”, ressaltou Eriberto Rafael. O projeto tramita nas Comissões de Legislação e Justiça, de Educação, de Defesa dos Direitos Humanos e de Finanças e Orçamento, mas ainda não tem data definida para ser votado em plenário.

 

Em 30.09.16 às 10h52.