Projetos de Aline Mariano serão votados em reunião

Três projetos de lei de autoria da vereadora Aline Mariano (PSDB) estão previstos para serem votados em segunda discussão na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife marcada para começar às 15h desta segunda-feira, 23. O de número 80/2012 institui o Programa de Conservação, Uso Racional e Reaproveitamento das Águas nas Edificações; o 383/2013 dispõe sobre a proteção e segurança dos consumidores nas agências e postos bancários; e o 397/2013, que trata do registro e divulgação dos índices de violência contra a mulher no Recife.

O projeto 80/2012 diz que as ações de reaproveitamento das águas compreendem a captação, o armazenamento e a utilização de água proveniente das chuvas; e a captação, o armazenamento e a utilização de águas servidas cinzas. Entende-se por águas cinzas aquelas que tenham sido usadas no lar, exceto água de vaso sanitário. A água das chuvas, diz o projeto, será captada na cobertura das edificações e encaminhada a uma cisterna ou tanque para ser utilizada em atividades que não requeiram o uso de água potável proveniente do Serviço de Abastecimento Público de Água, tais como a lavagem de roupas, vidros, calçadas, pisos, veículos e a irrigação de hortas e jardins.

Já o projeto 383/2013 diz que as agências e os postos de serviços bancários serão obrigados a instalar divisórias individuais entre os caixas e o espaço reservado para clientes que aguardam atendimento, proporcionando privacidade às operações financeiras. As divisórias deverão ter a altura mínima de 1,80m e ser confeccionadas em material opaco que impeça a visibilidade. “A falta de segurança nas agências bancárias torna-se diariamente manchete de jornais e sites de notícias. A sequência de assaltos revela à população a fragilidade dos estabelecimentos bancários, que ficam completamente desprotegidos durante o fim de expediente, deixando os clientes bastante vulneráveis a assaltos”, justificou a vereadora.

O de número 397/2013 torna obrigatório o registro e divulgação semestral dos índices de violência contra a mulher no município do Recife. A violência contra a mulher são os delitos estabelecidos na legislação penal praticados contra a mulher e, em especial, os dos artigos 5º e 7º da Lei Federal nº. 11.340, de 07 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha). Pelo projeto de lei caberá à Secretaria Municipal de Segurança Urbana publicar semestralmente, disponibilizando para consulta, os seguintes dados sobre a violência contra a Mulher no município do Recife: o número de ocorrências registradas pelas polícias Militar e Civil, por tipo de delito; de inquéritos policiais instaurados pela Polícia Civil, por tipo de delito; de inquéritos policiais encaminhados ao Ministério Público e ao Poder Judiciário e o número sabido de reconciliação pós-violência em se tratando de casal.